A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Alice Juliana Garcia de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marcatto, Flávia Sueli Fabiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10814
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre como os livros didáticos de Matemática, do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 apresentam e prescrevem a utilização dos jogos didáticos. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo, onde foram analisados o conteúdo de cinco das onze coleções do PNLD considerando as seguintes categorias: Jogos de Aplicação, Curiosidades, Material Didático e Situação-Problema. Para este trabalho selecionamos os Jogos de Aplicação e Curiosidades, categorizados em jogos de estratégia, de conhecimento, pré-instrucionais, coinstrucionais e pós-instrucionais. No material avaliado prevalecem os jogos de aplicação inseridos, na maioria das vezes, ao final da seção do livro didático como uma forma de aprofundamento do conteúdo em estudo.
id UFGD-9_b68735aec9ddaaf08a99824e4a52e4fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10814
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemáticaEl enfoque de los juegos educativos en los libros de texto de matemáticasThe educational games approach on mathematics textbooksJogos educacionais. Ensino fundamental. Plano Nacional do Livro Didático.Juegos educativos. Enseñanza fundamental. Plan nacional de libros de texto.Educational games. Middle School. National Plan of the Textbook.Este artigo apresenta uma investigação sobre como os livros didáticos de Matemática, do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 apresentam e prescrevem a utilização dos jogos didáticos. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo, onde foram analisados o conteúdo de cinco das onze coleções do PNLD considerando as seguintes categorias: Jogos de Aplicação, Curiosidades, Material Didático e Situação-Problema. Para este trabalho selecionamos os Jogos de Aplicação e Curiosidades, categorizados em jogos de estratégia, de conhecimento, pré-instrucionais, coinstrucionais e pós-instrucionais. No material avaliado prevalecem os jogos de aplicação inseridos, na maioria das vezes, ao final da seção do livro didático como uma forma de aprofundamento do conteúdo em estudo.Este artículo presenta una investigación sobre cómo los libros de texto de Matemáticas, de Elementary School II, aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD) 2017, presentan y prescriben el uso de juegos didácticos. Metodológicamente, la investigación es de naturaleza cualitativa, donde se analizaron los contenidos de cinco de las once colecciones de PNLD considerando las siguientes categorías: juegos de aplicación, curiosidades, material didáctico y situación problemática. Para este trabajo, seleccionamos los Juegos de Aplicación y Curiosidad, clasificados en juegos de estrategia, conocimiento, preinstrucción, coinstrucción y postinstrucción. En el material evaluado, los juegos de aplicación prevalecieron, la mayoría de las veces, al final de la sección del libro de texto como una forma de profundizar el contenido en estudio.This article presents an investigation into how the Middle School Mathematics textbooks approved by the 2017 National Textbook Program (PNLD) present and prescribe the use of the didactic games. Methodologically the research has a qualitative nature, which analyzed the content of five of the eleven PNLD collections considering the following categories: Application Games, Curiosities, Didactic Material and Problem-Situation. For this work we selected the Application Games and Curiosities, categorized into strategy, knowledge, pre-instructional, coinstructional and post-instructional games. In the evaluated material, the application games prevail most of the time, inserted at the end of the textbook section as a way of deepening the content under study.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1081410.30612/tangram.v3i2.10814TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 208-2282595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10814/5821Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Alice Juliana Garcia deMarcatto, Flávia Sueli Fabiani2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10814Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
El enfoque de los juegos educativos en los libros de texto de matemáticas
The educational games approach on mathematics textbooks
title A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
spellingShingle A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
Melo, Alice Juliana Garcia de
Jogos educacionais. Ensino fundamental. Plano Nacional do Livro Didático.
Juegos educativos. Enseñanza fundamental. Plan nacional de libros de texto.
Educational games. Middle School. National Plan of the Textbook.
title_short A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
title_full A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
title_fullStr A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
title_full_unstemmed A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
title_sort A abordagem de jogos educacionais nos livros didáticos de matemática
author Melo, Alice Juliana Garcia de
author_facet Melo, Alice Juliana Garcia de
Marcatto, Flávia Sueli Fabiani
author_role author
author2 Marcatto, Flávia Sueli Fabiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Alice Juliana Garcia de
Marcatto, Flávia Sueli Fabiani
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educacionais. Ensino fundamental. Plano Nacional do Livro Didático.
Juegos educativos. Enseñanza fundamental. Plan nacional de libros de texto.
Educational games. Middle School. National Plan of the Textbook.
topic Jogos educacionais. Ensino fundamental. Plano Nacional do Livro Didático.
Juegos educativos. Enseñanza fundamental. Plan nacional de libros de texto.
Educational games. Middle School. National Plan of the Textbook.
description Este artigo apresenta uma investigação sobre como os livros didáticos de Matemática, do Ensino Fundamental II, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 apresentam e prescrevem a utilização dos jogos didáticos. Metodologicamente a pesquisa é de cunho qualitativo, onde foram analisados o conteúdo de cinco das onze coleções do PNLD considerando as seguintes categorias: Jogos de Aplicação, Curiosidades, Material Didático e Situação-Problema. Para este trabalho selecionamos os Jogos de Aplicação e Curiosidades, categorizados em jogos de estratégia, de conhecimento, pré-instrucionais, coinstrucionais e pós-instrucionais. No material avaliado prevalecem os jogos de aplicação inseridos, na maioria das vezes, ao final da seção do livro didático como uma forma de aprofundamento do conteúdo em estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10814
10.30612/tangram.v3i2.10814
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10814
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.10814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10814/5821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 208-228
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479573950464