Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600 |
Resumo: | Este trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil. |
id |
UFGD-9_c57fbc36d04f851fa567fc94ee2acea6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13600 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).Diva NoronhaExpertiseFormação de ProfessoresEducação MatemáticaEste trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1360010.30612/tangram.v4i3.13600TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 84-1052595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Thiago SousaSantos da Silva, Guilherme AntônioFrança, Denise Medina2021-06-29T18:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13600Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-06-29T18:56:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
title |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
spellingShingle |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). Cunha, Thiago Sousa Diva Noronha Expertise Formação de Professores Educação Matemática |
title_short |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
title_full |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
title_fullStr |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
title_full_unstemmed |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
title_sort |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975). |
author |
Cunha, Thiago Sousa |
author_facet |
Cunha, Thiago Sousa Santos da Silva, Guilherme Antônio França, Denise Medina |
author_role |
author |
author2 |
Santos da Silva, Guilherme Antônio França, Denise Medina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Thiago Sousa Santos da Silva, Guilherme Antônio França, Denise Medina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diva Noronha Expertise Formação de Professores Educação Matemática |
topic |
Diva Noronha Expertise Formação de Professores Educação Matemática |
description |
Este trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600 10.30612/tangram.v4i3.13600 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i3.13600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 84-105 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479997575168 |