Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Suely
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Medeiros, Amanda Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12425
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar e propor possibilidades de uso de vídeos em aulas, em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo. O estudo se constituiu de um ensaio teórico sobre uso de vídeo em sala de aula e da análise de uma prática com futuros professores de matemática. No campo teórico propomos e discutimos três possiblidades de uso de vídeos em aulas: material didático digital do professor; espaço digital de expressão e criação de textos pelo aluno; documentação-registro-avaliação de aulas e práticas do professor. Para análise da prática, foram produzidos dados com uma turma de acadêmicos em uma disciplina, de um curso de Licenciatura em Matemática. Quanto aos três usos de vídeos propostos, concluímos que são possibilidades que podem favorecer processos de integração dessa tecnologia ao currículo. A análise dos relatos dos futuros professores evidencia as dificuldades desta ação, mas também suas potencialidades e possibilidades em aula.
id UFGD-9_c63459677597530f98a62ff13f94e797
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12425
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...Produção de Vídeos. Formação de Professores. Aulas de Matemática.Este estudo tem como objetivo investigar e propor possibilidades de uso de vídeos em aulas, em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo. O estudo se constituiu de um ensaio teórico sobre uso de vídeo em sala de aula e da análise de uma prática com futuros professores de matemática. No campo teórico propomos e discutimos três possiblidades de uso de vídeos em aulas: material didático digital do professor; espaço digital de expressão e criação de textos pelo aluno; documentação-registro-avaliação de aulas e práticas do professor. Para análise da prática, foram produzidos dados com uma turma de acadêmicos em uma disciplina, de um curso de Licenciatura em Matemática. Quanto aos três usos de vídeos propostos, concluímos que são possibilidades que podem favorecer processos de integração dessa tecnologia ao currículo. A análise dos relatos dos futuros professores evidencia as dificuldades desta ação, mas também suas potencialidades e possibilidades em aula.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1242510.30612/tangram.v5i1.12425TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 03-362595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12425/8287Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessScherer, SuelyMedeiros, Amanda Silva de2022-03-30T02:54:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12425Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-03-30T02:54:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
title Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
spellingShingle Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
Scherer, Suely
Produção de Vídeos. Formação de Professores. Aulas de Matemática.
title_short Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
title_full Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
title_fullStr Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
title_full_unstemmed Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
title_sort Uso de vídeos em aula: um estudo e uma prática com professores de matemática...
author Scherer, Suely
author_facet Scherer, Suely
Medeiros, Amanda Silva de
author_role author
author2 Medeiros, Amanda Silva de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Suely
Medeiros, Amanda Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de Vídeos. Formação de Professores. Aulas de Matemática.
topic Produção de Vídeos. Formação de Professores. Aulas de Matemática.
description Este estudo tem como objetivo investigar e propor possibilidades de uso de vídeos em aulas, em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo. O estudo se constituiu de um ensaio teórico sobre uso de vídeo em sala de aula e da análise de uma prática com futuros professores de matemática. No campo teórico propomos e discutimos três possiblidades de uso de vídeos em aulas: material didático digital do professor; espaço digital de expressão e criação de textos pelo aluno; documentação-registro-avaliação de aulas e práticas do professor. Para análise da prática, foram produzidos dados com uma turma de acadêmicos em uma disciplina, de um curso de Licenciatura em Matemática. Quanto aos três usos de vídeos propostos, concluímos que são possibilidades que podem favorecer processos de integração dessa tecnologia ao currículo. A análise dos relatos dos futuros professores evidencia as dificuldades desta ação, mas também suas potencialidades e possibilidades em aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12425
10.30612/tangram.v5i1.12425
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12425
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i1.12425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12425/8287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2022); 03-36
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479927320576