INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliel Constantino da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, José Antonio, Silva, Bento Duarte, Morelatti, Maria Raquel Miotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5165
Resumo: Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.
id IFRN-3_adef8d53c79fa0dd1d94367fbfbe9b4d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5165
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAComputadoresAulas de MatemáticaPráticas pedagógicas de Professores de MatemáticaNeste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/516510.15628/holos.2016.5165HOLOS; v. 8 (2016); 303-3171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5165/pdfCopyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliel Constantino daFernandes, José AntonioSilva, Bento DuarteMorelatti, Maria Raquel Miotto2022-05-01T20:19:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5165Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Silva, Eliel Constantino da
Computadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
title_short INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Silva, Eliel Constantino da
author_facet Silva, Eliel Constantino da
Fernandes, José Antonio
Silva, Bento Duarte
Morelatti, Maria Raquel Miotto
author_role author
author2 Fernandes, José Antonio
Silva, Bento Duarte
Morelatti, Maria Raquel Miotto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliel Constantino da
Fernandes, José Antonio
Silva, Bento Duarte
Morelatti, Maria Raquel Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
topic Computadores
Aulas de Matemática
Práticas pedagógicas de Professores de Matemática
description Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5165
10.15628/holos.2016.5165
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5165
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.5165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5165/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2016); 303-317
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622845399040