A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva e Silva, Geonice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544
Resumo: O artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática.
id UFGD-9_cdb2803bf23dfeac19c84990c3c80eb0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10544
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentesMatemáticaEducação InfantilLinguagensO artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1054410.30612/tangram.v4i2.10544TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 83-1062595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544/7825Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPozzobon, Marta Cristina Cezarda Silva e Silva, Geonice2021-07-05T18:42:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10544Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-07-05T18:42:43Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
title A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
spellingShingle A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Matemática
Educação Infantil
Linguagens
title_short A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
title_full A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
title_fullStr A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
title_full_unstemmed A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
title_sort A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
author Pozzobon, Marta Cristina Cezar
author_facet Pozzobon, Marta Cristina Cezar
da Silva e Silva, Geonice
author_role author
author2 da Silva e Silva, Geonice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzobon, Marta Cristina Cezar
da Silva e Silva, Geonice
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação Infantil
Linguagens
topic Matemática
Educação Infantil
Linguagens
description O artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544
10.30612/tangram.v4i2.10544
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i2.10544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544/7825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 83-106
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479565561856