A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544 |
Resumo: | O artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática. |
id |
UFGD-9_cdb2803bf23dfeac19c84990c3c80eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10544 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentesMatemáticaEducação InfantilLinguagensO artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1054410.30612/tangram.v4i2.10544TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 83-1062595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544/7825Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPozzobon, Marta Cristina Cezarda Silva e Silva, Geonice2021-07-05T18:42:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10544Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-07-05T18:42:43Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
title |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
spellingShingle |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes Pozzobon, Marta Cristina Cezar Matemática Educação Infantil Linguagens |
title_short |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
title_full |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
title_fullStr |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
title_full_unstemmed |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
title_sort |
A Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia: os ditos pelos discentes |
author |
Pozzobon, Marta Cristina Cezar |
author_facet |
Pozzobon, Marta Cristina Cezar da Silva e Silva, Geonice |
author_role |
author |
author2 |
da Silva e Silva, Geonice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozzobon, Marta Cristina Cezar da Silva e Silva, Geonice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Educação Infantil Linguagens |
topic |
Matemática Educação Infantil Linguagens |
description |
O artigo aborda a Matemática para a Educação Infantil a partir de uma disciplina de um curso de Pedagogia do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é problematizar e analisar os ditos dos discentes em relação a Matemática para a Educação Infantil, a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia. Os procedimentos metodológicos se constituíram a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (2009) e dos ditos dos discentes a partir de questionários on-line. As análises mostram que a disciplina de Ensinar e Aprender Matemática trouxe algumas discussões relativas ao lúdico, as noções matemáticas, ao estudo dos documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, Referencial Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular) e as aproximações da linguagem matemática com o dia a dia. A pesquisa aponta a importância de uma disciplina que enfatize a Educação Infantil, na perspectiva de refletir sobre a infância, as brincadeiras, as linguagens e a linguagem matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544 10.30612/tangram.v4i2.10544 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i2.10544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10544/7825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 83-106 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479565561856 |