As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Ivonete Schons
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_1e2369c5ba5f36ce493852f3fe2e39b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129974
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.Educação infantilAprendizagemMúltiplas LinguagensTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este estudo centra-se nas múltiplas linguagens, e através da observação da prática pedagógica tem a intenção de demonstrar a sua importância na vida cotidiana do jardim de infância. A pesquisa começou com um levantamento bibliográfico sobre o tema. Esta etapa foi seguida pela observação da vida diária de um Centro de Educação Infantil, para estabelecer a importância das múltiplas linguagens no processo ensino-aprendizagem. Posteriormente foi aplicado um questionário às educadoras, afim de saber como elas interpretam a importância das múltiplas linguagens na educação infantil. Na sequência, uma síntese das respostas foi feita e unida às informações coletadas durante a fase de observação e com a literatura atual. Como resultado deste trabalho, é possível perceber que as múltiplas linguagens são uma parte importante no cotidiano do Centro de Educação Infantil "Aventuras de Criança". De acordo com os educadores da instituição, é impossível oferecer educação infantil de boa qualidade, sem os recursos fornecidos pelas múltiplas linguagens. Um projeto institucional denominado "Alegria de Brincar" desafiou os professores a fazer os alunos e suas famílias vivenciarem a escola utilizando as múltiplas linguagens como ferramentas. Com base nesses incentivos, outras atividades e projetos foram desenvolvidos. A abordagem utilizada no projeto será discutida neste artigo.Florianópolis, SCPereira, SôniaUniversidade Federal de Santa CatarinaTonini, Ivonete Schons2015-02-18T19:43:52Z2015-02-18T19:43:52Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis20 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-18T19:43:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129974Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-18T19:43:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
title As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
spellingShingle As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
Tonini, Ivonete Schons
Educação infantil
Aprendizagem
Múltiplas Linguagens
title_short As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
title_full As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
title_fullStr As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
title_full_unstemmed As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
title_sort As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
author Tonini, Ivonete Schons
author_facet Tonini, Ivonete Schons
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sônia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Ivonete Schons
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Aprendizagem
Múltiplas Linguagens
topic Educação infantil
Aprendizagem
Múltiplas Linguagens
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
2015-02-18T19:43:52Z
2015-02-18T19:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652032372899840