As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
id |
UFSC_1e2369c5ba5f36ce493852f3fe2e39b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129974 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.Educação infantilAprendizagemMúltiplas LinguagensTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Este estudo centra-se nas múltiplas linguagens, e através da observação da prática pedagógica tem a intenção de demonstrar a sua importância na vida cotidiana do jardim de infância. A pesquisa começou com um levantamento bibliográfico sobre o tema. Esta etapa foi seguida pela observação da vida diária de um Centro de Educação Infantil, para estabelecer a importância das múltiplas linguagens no processo ensino-aprendizagem. Posteriormente foi aplicado um questionário às educadoras, afim de saber como elas interpretam a importância das múltiplas linguagens na educação infantil. Na sequência, uma síntese das respostas foi feita e unida às informações coletadas durante a fase de observação e com a literatura atual. Como resultado deste trabalho, é possível perceber que as múltiplas linguagens são uma parte importante no cotidiano do Centro de Educação Infantil "Aventuras de Criança". De acordo com os educadores da instituição, é impossível oferecer educação infantil de boa qualidade, sem os recursos fornecidos pelas múltiplas linguagens. Um projeto institucional denominado "Alegria de Brincar" desafiou os professores a fazer os alunos e suas famílias vivenciarem a escola utilizando as múltiplas linguagens como ferramentas. Com base nesses incentivos, outras atividades e projetos foram desenvolvidos. A abordagem utilizada no projeto será discutida neste artigo.Florianópolis, SCPereira, SôniaUniversidade Federal de Santa CatarinaTonini, Ivonete Schons2015-02-18T19:43:52Z2015-02-18T19:43:52Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis20 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-18T19:43:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129974Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-18T19:43:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
title |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
spellingShingle |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. Tonini, Ivonete Schons Educação infantil Aprendizagem Múltiplas Linguagens |
title_short |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
title_full |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
title_fullStr |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
title_full_unstemmed |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
title_sort |
As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. |
author |
Tonini, Ivonete Schons |
author_facet |
Tonini, Ivonete Schons |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Sônia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonini, Ivonete Schons |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Aprendizagem Múltiplas Linguagens |
topic |
Educação infantil Aprendizagem Múltiplas Linguagens |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-19 2015-02-18T19:43:52Z 2015-02-18T19:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652032372899840 |