Um balanço de pesquisas que versam sobre o Pensamento Algébrico nos Anos Finais do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/16169 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento e análise de pesquisas acadêmicas sobre o pensamento algébrico nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo é fruto de uma Tese de Doutorado em andamento utilizando o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Analisamos a presença do Pensamento Algébrico em pesquisas a nível de mestrado e doutorado que se dedicam aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos um estudo de natureza qualitativa de tipologia Estado do Conhecimento, recorrendo ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para discorrermos sobre o Pensamento Algébrico, julgamos necessário a apresentação sob a perspectiva de alguns autores como: LINS e GIMENEZ (1997); FIORENTINI, FERNANDES e CRISTOVÃO (2005); FIORENTINI, MIORIM e MIGUEL (1993); USISKIN (1995); PONTE, BRANCO e MATOS (2009); BLANTON e KAPUT (2005, 2008). Os resultados identificaram que a maioria dos estudos compartilham dos mesmos referenciais teóricos e são de abordagem qualitativa em nível Mestrado. No mapeamento foi possível identificar pesquisas relacionadas ao entendimento e reconhecimento do pensamento algébrico dos estudantes nas aulas de Matemática com objetivo de cada vez mais buscar mecanismos de entendimento da manifestação do pensamento algébrico dos alunos e o potencial da pesquisa e investigação que o tema proporciona com papel importante dentro das perspectivas de trabalhos acadêmicos e a identificação da presença do pensamento algébrico com suas características que beneficiam, também, outras áreas do processo educacional dos estudantes. |
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