Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065 |
Resumo: | Este trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado. |
id |
UFGD-9_d40898dbec4a7eb7600359bbdbf152d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12065 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamentalAprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.Educação MatemáticaEste trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1206510.30612/tangram.v4i1.12065TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 170-1842595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065/7618Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Márcio Ponciano dosFonseca, Laerte Silva daSantos, Ivanete Batista dosCruz, Alanne de Jesus2021-03-29T12:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12065Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-03-29T12:18:58Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
title |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental Santos, Márcio Ponciano dos Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis. Educação Matemática |
title_short |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
title_full |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental |
author |
Santos, Márcio Ponciano dos |
author_facet |
Santos, Márcio Ponciano dos Fonseca, Laerte Silva da Santos, Ivanete Batista dos Cruz, Alanne de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Laerte Silva da Santos, Ivanete Batista dos Cruz, Alanne de Jesus |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcio Ponciano dos Fonseca, Laerte Silva da Santos, Ivanete Batista dos Cruz, Alanne de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis. Educação Matemática |
topic |
Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis. Educação Matemática |
description |
Este trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065 10.30612/tangram.v4i1.12065 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i1.12065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065/7618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 170-184 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479622184960 |