Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcio Ponciano dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca, Laerte Silva da, Santos, Ivanete Batista dos, Cruz, Alanne de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065
Resumo: Este trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado.
id UFGD-9_d40898dbec4a7eb7600359bbdbf152d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12065
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamentalAprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.Educação MatemáticaEste trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1206510.30612/tangram.v4i1.12065TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 170-1842595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065/7618Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Márcio Ponciano dosFonseca, Laerte Silva daSantos, Ivanete Batista dosCruz, Alanne de Jesus2021-03-29T12:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12065Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-03-29T12:18:58Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
title Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
spellingShingle Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
Santos, Márcio Ponciano dos
Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.
Educação Matemática
title_short Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
title_full Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
title_sort Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
author Santos, Márcio Ponciano dos
author_facet Santos, Márcio Ponciano dos
Fonseca, Laerte Silva da
Santos, Ivanete Batista dos
Cruz, Alanne de Jesus
author_role author
author2 Fonseca, Laerte Silva da
Santos, Ivanete Batista dos
Cruz, Alanne de Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcio Ponciano dos
Fonseca, Laerte Silva da
Santos, Ivanete Batista dos
Cruz, Alanne de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.
Educação Matemática
topic Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.
Educação Matemática
description Este trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065
10.30612/tangram.v4i1.12065
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i1.12065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12065/7618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 170-184
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479622184960