A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contente, Inês
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910
http://hdl.handle.net/20.500.12207/191
Resumo: "presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas durante o seu manuseamento. Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa. A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas, verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material, posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos."
id RCAP_bcbfdf604a6c3d9396f58446ab81b835
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino BásicoMateriais manipuláveisEnsino e aprendizagem da matemáticaMatemática no 1º ciclo"presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas durante o seu manuseamento. Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa. A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas, verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material, posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos."2013-04-12T12:28:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910http://hdl.handle.net/20.500.12207/191porContente, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:02Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:04.657669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
title A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
Contente, Inês
Materiais manipuláveis
Ensino e aprendizagem da matemática
Matemática no 1º ciclo
title_short A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
author Contente, Inês
author_facet Contente, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contente, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais manipuláveis
Ensino e aprendizagem da matemática
Matemática no 1º ciclo
topic Materiais manipuláveis
Ensino e aprendizagem da matemática
Matemática no 1º ciclo
description "presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas durante o seu manuseamento. Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa. A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas, verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material, posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos."
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-12T12:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910
http://hdl.handle.net/20.500.12207/191
url http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910
http://hdl.handle.net/20.500.12207/191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855061655552