A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910 http://hdl.handle.net/20.500.12207/191 |
Resumo: | "presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas durante o seu manuseamento. Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa. A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas, verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material, posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos." |
id |
RCAP_bcbfdf604a6c3d9396f58446ab81b835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino BásicoMateriais manipuláveisEnsino e aprendizagem da matemáticaMatemática no 1º ciclo"presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas durante o seu manuseamento. Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa. A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas, verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material, posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos."2013-04-12T12:28:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910http://hdl.handle.net/20.500.12207/191porContente, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:02Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:04.657669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico Contente, Inês Materiais manipuláveis Ensino e aprendizagem da matemática Matemática no 1º ciclo |
title_short |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A utilização de materiais didáticos no ensino da matemática do 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Contente, Inês |
author_facet |
Contente, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contente, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais manipuláveis Ensino e aprendizagem da matemática Matemática no 1º ciclo |
topic |
Materiais manipuláveis Ensino e aprendizagem da matemática Matemática no 1º ciclo |
description |
"presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização de materiais didáticos no ensino da matemática, através da clarificação de diversos aspetos relacionados com o seu efeito na aprendizagem da matemática. Neste sentido, foram contemplados aspetos relacionados com o modo como as crianças aderem à utilização dos materiais propostos, quais os efeitos da sua utilização na resolução das tarefas propostas, e que tipo de dificuldades foram sentidas durante o seu manuseamento. Para esta investigação foi elaborado um Estudo de Caso, numa abordagem qualitativa. A análise e interpretação foram feitas a partir de produções escritas e orais dos alunos, recolhidas durante a resolução das tarefas propostas. Todos os dados foram recolhidos no período de duração da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Em termos gerais, os alunos aderiram muito positivamente à presença e utilização de todos os materiais didáticos manipuláveis, sendo que estes tiveram um efeito muito importante na aprendizagem matemática dos alunos. Ao longo da resolução das tarefas, verificou-se que os principais problemas se prenderam com a incompreensão de conceitos matemáticos, e nunca a presença do material. Assim e tendo em conta que as dificuldades foram superadas, na maioria das situações, com a manipulação do material, posso concluir que foi uma mais-valia para as crianças terem sido levadas a manipulálos." |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-04-12T12:28:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910 http://hdl.handle.net/20.500.12207/191 |
url |
http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3910 http://hdl.handle.net/20.500.12207/191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129855061655552 |