Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13226 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades dos alunos na disciplina de matemática e esclarecer possíveis motivos para os baixos desempenhos dos discentes nessa disciplina. O letramento científico, letramento matemático e uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem é abordado como facilitadores desse processo de aprendizagem. Buscou-se em pesquisas efetuadas anteriormente, avaliar a eficiência e eficácia desse modelo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas pesquisas do PISA referentes aos anos de 2009 e 2018 para abordar os problemas na no ensino-aprendizagem em matemática e como essas três ferramentas podem auxiliar para uma melhora nesse processo. |
id |
UFGD-9_d6dc1004a548bd6a3ef8d09feacd6c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13226 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemáticoEducaçãoMatemáticaEnsinoEnsino MatemáticoO presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades dos alunos na disciplina de matemática e esclarecer possíveis motivos para os baixos desempenhos dos discentes nessa disciplina. O letramento científico, letramento matemático e uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem é abordado como facilitadores desse processo de aprendizagem. Buscou-se em pesquisas efetuadas anteriormente, avaliar a eficiência e eficácia desse modelo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas pesquisas do PISA referentes aos anos de 2009 e 2018 para abordar os problemas na no ensino-aprendizagem em matemática e como essas três ferramentas podem auxiliar para uma melhora nesse processo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1322610.30612/tangram.v5i2.13226TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 133-1492595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13226/8739Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira Junior, Marcos DanielMarcelino, José Antonio 2022-07-27T16:11:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13226Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-07-27T16:11:18Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
title |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
spellingShingle |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático Silveira Junior, Marcos Daniel Educação Matemática Ensino Ensino Matemático |
title_short |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
title_full |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
title_fullStr |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
title_full_unstemmed |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
title_sort |
Linguagens e tecnologias digitais : Facilitadores no ensino matemático |
author |
Silveira Junior, Marcos Daniel |
author_facet |
Silveira Junior, Marcos Daniel Marcelino, José Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Marcelino, José Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira Junior, Marcos Daniel Marcelino, José Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino Ensino Matemático |
topic |
Educação Matemática Ensino Ensino Matemático |
description |
O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades dos alunos na disciplina de matemática e esclarecer possíveis motivos para os baixos desempenhos dos discentes nessa disciplina. O letramento científico, letramento matemático e uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem é abordado como facilitadores desse processo de aprendizagem. Buscou-se em pesquisas efetuadas anteriormente, avaliar a eficiência e eficácia desse modelo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas pesquisas do PISA referentes aos anos de 2009 e 2018 para abordar os problemas na no ensino-aprendizagem em matemática e como essas três ferramentas podem auxiliar para uma melhora nesse processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13226 10.30612/tangram.v5i2.13226 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13226 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i2.13226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13226/8739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 133-149 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479982895104 |