Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emerson Silva de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17240
Resumo: O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino de Cálculo I, na forma remota, em uma universidade do interior do Pará no período da pandemia da covid-19. Tem por objetivo evidenciar e refletir o uso de elementos característicos da Modelagem Matemática, em particular da Análise de Modelos, no planejamento e execução de ações que contribuíram para que a disciplina pudesse ser ministrada remotamente. Além disso, traz a avaliação de um grupo de estudantes que cursou a disciplina nesse período, acerca da metodologia utilizada pelo professor ao ministrá-la. Para evidenciar essa avaliação, tomou-se como base as respostas que os estudantes deram em um questionário de feedback da disciplina, aplicado ao final de cada período, durante quatro períodos. A experiência revelou que a Modelagem Matemática, em particular a Análise de Modelos, não só apresenta elementos intrínsecos que potencializam uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em Cálculo I e, portanto, contribuem na aprendizagem dos estudantes, mas também pode potencializar metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida.
id UFGD-9_d737ae9a4fba7ee07ef95290ef48885e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17240
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de ModelosModelagem MatemáticaAnálise de ModelosEnsino RemotoEnsino de CálculoO presente artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino de Cálculo I, na forma remota, em uma universidade do interior do Pará no período da pandemia da covid-19. Tem por objetivo evidenciar e refletir o uso de elementos característicos da Modelagem Matemática, em particular da Análise de Modelos, no planejamento e execução de ações que contribuíram para que a disciplina pudesse ser ministrada remotamente. Além disso, traz a avaliação de um grupo de estudantes que cursou a disciplina nesse período, acerca da metodologia utilizada pelo professor ao ministrá-la. Para evidenciar essa avaliação, tomou-se como base as respostas que os estudantes deram em um questionário de feedback da disciplina, aplicado ao final de cada período, durante quatro períodos. A experiência revelou que a Modelagem Matemática, em particular a Análise de Modelos, não só apresenta elementos intrínsecos que potencializam uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em Cálculo I e, portanto, contribuem na aprendizagem dos estudantes, mas também pode potencializar metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1724010.30612/tangram.v6i2.17240TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 199-2142595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17240/9670https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Emerson Silva de2024-02-09T15:58:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17240Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-09T15:58:27Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
title Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
spellingShingle Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
Sousa, Emerson Silva de
Modelagem Matemática
Análise de Modelos
Ensino Remoto
Ensino de Cálculo
title_short Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
title_full Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
title_fullStr Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
title_full_unstemmed Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
title_sort Ensino de Cálculo no período da pandemia da covid-19: uma experiência com o método de ensino Análise de Modelos
author Sousa, Emerson Silva de
author_facet Sousa, Emerson Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emerson Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Análise de Modelos
Ensino Remoto
Ensino de Cálculo
topic Modelagem Matemática
Análise de Modelos
Ensino Remoto
Ensino de Cálculo
description O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino de Cálculo I, na forma remota, em uma universidade do interior do Pará no período da pandemia da covid-19. Tem por objetivo evidenciar e refletir o uso de elementos característicos da Modelagem Matemática, em particular da Análise de Modelos, no planejamento e execução de ações que contribuíram para que a disciplina pudesse ser ministrada remotamente. Além disso, traz a avaliação de um grupo de estudantes que cursou a disciplina nesse período, acerca da metodologia utilizada pelo professor ao ministrá-la. Para evidenciar essa avaliação, tomou-se como base as respostas que os estudantes deram em um questionário de feedback da disciplina, aplicado ao final de cada período, durante quatro períodos. A experiência revelou que a Modelagem Matemática, em particular a Análise de Modelos, não só apresenta elementos intrínsecos que potencializam uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em Cálculo I e, portanto, contribuem na aprendizagem dos estudantes, mas também pode potencializar metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17240
10.30612/tangram.v6i2.17240
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17240
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v6i2.17240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17240/9670
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2023); 199-214
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480230359040