Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648 |
Resumo: | O Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial. |
id |
UFGD-9_e7a60b3c5717e31d2aad6a330028fdc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12648 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeçõesLivro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.projeções e perpectivasO Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1264810.30612/tangram.v5i3.12648TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 03 - 312595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648/8935Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Laura TiemmeMathias, Carmen VieiraPinto Leivas, José Carlos2022-11-29T16:08:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12648Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-11-29T16:08:06Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
title |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
spellingShingle |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções de Castro, Laura Tiemme Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização. projeções e perpectivas |
title_short |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
title_full |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
title_fullStr |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
title_full_unstemmed |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
title_sort |
Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções |
author |
de Castro, Laura Tiemme |
author_facet |
de Castro, Laura Tiemme Mathias, Carmen Vieira Pinto Leivas, José Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Mathias, Carmen Vieira Pinto Leivas, José Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Castro, Laura Tiemme Mathias, Carmen Vieira Pinto Leivas, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização. projeções e perpectivas |
topic |
Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização. projeções e perpectivas |
description |
O Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648 10.30612/tangram.v5i3.12648 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i3.12648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648/8935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 03 - 31 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479945146368 |