Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Laura Tiemme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mathias, Carmen Vieira, Pinto Leivas, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648
Resumo: O Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial.
id UFGD-9_e7a60b3c5717e31d2aad6a330028fdc8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12648
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeçõesLivro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.projeções e perpectivasO Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1264810.30612/tangram.v5i3.12648TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 03 - 312595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648/8935Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Laura TiemmeMathias, Carmen VieiraPinto Leivas, José Carlos2022-11-29T16:08:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12648Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-11-29T16:08:06Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
title Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
spellingShingle Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
de Castro, Laura Tiemme
Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.
projeções e perpectivas
title_short Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
title_full Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
title_fullStr Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
title_full_unstemmed Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
title_sort Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
author de Castro, Laura Tiemme
author_facet de Castro, Laura Tiemme
Mathias, Carmen Vieira
Pinto Leivas, José Carlos
author_role author
author2 Mathias, Carmen Vieira
Pinto Leivas, José Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Laura Tiemme
Mathias, Carmen Vieira
Pinto Leivas, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.
projeções e perpectivas
topic Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.
projeções e perpectivas
description O Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648
10.30612/tangram.v5i3.12648
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i3.12648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12648/8935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 03 - 31
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479945146368