Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Batista, Jefferson
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Reis de Miranda, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595
Resumo: As estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.
id UFGD-9_eaa8a2648800db2126f114ff470c92eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17595
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações Los juegos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações Mathematics TeachingBNCCBibliographic ResearchEducación MatemáticaBNCCInvestigación BibliográficaEnsino de MatemáticaBNCCPesquisa BibliográficaAs estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.As metodologias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma ferramenta eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos relacionados à utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco as pesquisas existentes no Brasil. Esse estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.Las estrategias didácticas basadas en el uso de juegos pueden permitir una enseñanza más comprensiva, participativa y atractiva y, por lo tanto, se cree que este recurso didáctico es una alternativa eficaz y valiosa que tiene mucho que aportar al proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones. Teniendo en cuenta esto, este trabajo tiene como objetivo investigar los estudios existentes en Brasil sobre el uso de juegos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones a partir de la publicación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC). Esta investigación se estructuró a partir de una Investigación bibliográfica, teniendo como base metodológica el Estado del Arte.  Para alcanzar el objetivo propuesto, se realizó la búsqueda, selección y análisis de trabajos publicados en el portal Capes Publicaciones Periódicas y en la plataforma de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), a partir de 2018, año de publicación de las BNCC. Todos los trabajos tuvieron sus resúmenes leídos y, después de una criba, fueron excluidos aquellos que no cumplían con los aspectos propuestos en la investigación, quedando 4 artículos del Portal Periódicos Capes y 3 disertaciones de la Biblioteca Digital que tratan de la enseñanza de las Fracciones a través de juegos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1759510.30612/tangram.v7i1.17595TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 85-1042595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595/10077https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Batista, JeffersonReis de Miranda, Paula2024-03-30T17:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17595Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:15:13Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
Los juegos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones
Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações
title Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
spellingShingle Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
de Melo Batista, Jefferson
Mathematics Teaching
BNCC
Bibliographic Research
Educación Matemática
BNCC
Investigación Bibliográfica
Ensino de Matemática
BNCC
Pesquisa Bibliográfica
title_short Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
title_full Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
title_fullStr Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
title_full_unstemmed Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
title_sort Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
author de Melo Batista, Jefferson
author_facet de Melo Batista, Jefferson
Reis de Miranda, Paula
author_role author
author2 Reis de Miranda, Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo Batista, Jefferson
Reis de Miranda, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics Teaching
BNCC
Bibliographic Research
Educación Matemática
BNCC
Investigación Bibliográfica
Ensino de Matemática
BNCC
Pesquisa Bibliográfica
topic Mathematics Teaching
BNCC
Bibliographic Research
Educación Matemática
BNCC
Investigación Bibliográfica
Ensino de Matemática
BNCC
Pesquisa Bibliográfica
description As estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595
10.30612/tangram.v7i1.17595
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v7i1.17595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595/10077
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 85-104
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480261816320