Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595 |
Resumo: | As estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos. |
id |
UFGD-9_eaa8a2648800db2126f114ff470c92eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17595 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações Los juegos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações Mathematics TeachingBNCCBibliographic ResearchEducación MatemáticaBNCCInvestigación BibliográficaEnsino de MatemáticaBNCCPesquisa BibliográficaAs estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.As metodologias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma ferramenta eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos relacionados à utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo como foco as pesquisas existentes no Brasil. Esse estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.Las estrategias didácticas basadas en el uso de juegos pueden permitir una enseñanza más comprensiva, participativa y atractiva y, por lo tanto, se cree que este recurso didáctico es una alternativa eficaz y valiosa que tiene mucho que aportar al proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones. Teniendo en cuenta esto, este trabajo tiene como objetivo investigar los estudios existentes en Brasil sobre el uso de juegos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones a partir de la publicación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC). Esta investigación se estructuró a partir de una Investigación bibliográfica, teniendo como base metodológica el Estado del Arte. Para alcanzar el objetivo propuesto, se realizó la búsqueda, selección y análisis de trabajos publicados en el portal Capes Publicaciones Periódicas y en la plataforma de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), a partir de 2018, año de publicación de las BNCC. Todos los trabajos tuvieron sus resúmenes leídos y, después de una criba, fueron excluidos aquellos que no cumplían con los aspectos propuestos en la investigación, quedando 4 artículos del Portal Periódicos Capes y 3 disertaciones de la Biblioteca Digital que tratan de la enseñanza de las Fracciones a través de juegos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1759510.30612/tangram.v7i1.17595TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 85-1042595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595/10077https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Batista, JeffersonReis de Miranda, Paula2024-03-30T17:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17595Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-03-30T17:15:13Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações Los juegos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Fracciones Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações |
title |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações |
spellingShingle |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações de Melo Batista, Jefferson Mathematics Teaching BNCC Bibliographic Research Educación Matemática BNCC Investigación Bibliográfica Ensino de Matemática BNCC Pesquisa Bibliográfica |
title_short |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações |
title_full |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações |
title_fullStr |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações |
title_full_unstemmed |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações |
title_sort |
Os Jogos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Frações |
author |
de Melo Batista, Jefferson |
author_facet |
de Melo Batista, Jefferson Reis de Miranda, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Reis de Miranda, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo Batista, Jefferson Reis de Miranda, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics Teaching BNCC Bibliographic Research Educación Matemática BNCC Investigación Bibliográfica Ensino de Matemática BNCC Pesquisa Bibliográfica |
topic |
Mathematics Teaching BNCC Bibliographic Research Educación Matemática BNCC Investigación Bibliográfica Ensino de Matemática BNCC Pesquisa Bibliográfica |
description |
As estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595 10.30612/tangram.v7i1.17595 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v7i1.17595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17595/10077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 7 n. 1 (2024); 85-104 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480261816320 |