A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ezequiel Correa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10130
Resumo:  Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica – PAIC, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com o objetivo de identificar elementos geométricos no Patrimônio Arquitetônico da cidade de Parintins, estado do Amazonas. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa. A construção dos dados foi viabilizada por meio de observação direta, sistemática, e, de registros fotográficos. A análise se deu por meio de uma triangulação dos resultados obtidos, os quais indicam que os traços geométricos identificados no Patrimônio Arquitetônico de Parintins podem constituir um percurso pedagógico que contextualiza o ensino de geometria e valoriza a história da cidade.
id UFGD-9_ecc5392d6e3151e1a94532f6789ac1aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10130
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógicoLa geometría del patrimonio arquitectónico de Parintins: mira la geometríaThe Geometry of the architectural heritage of Parintins: looks at GeometryPatrimônio Arquitetônico. Traços geométricos. Percurso PedagógicoPatrimonio arquitectónico. Trazos geométricos Enseñanza de geometría.Architectural Heritage. Geometric strokes. Geometry teaching. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica – PAIC, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com o objetivo de identificar elementos geométricos no Patrimônio Arquitetônico da cidade de Parintins, estado do Amazonas. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa. A construção dos dados foi viabilizada por meio de observação direta, sistemática, e, de registros fotográficos. A análise se deu por meio de uma triangulação dos resultados obtidos, os quais indicam que os traços geométricos identificados no Patrimônio Arquitetônico de Parintins podem constituir um percurso pedagógico que contextualiza o ensino de geometria e valoriza a história da cidade.Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada dentro del alcance del Programa de Apoyo a la Iniciación Científica (PAIC), de la Universidad Estatal de Amazonas (UEA), con el apoyo de la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Amazonas (FAPEAM). El objetivo de la investigación es resaltar las relaciones que se pueden establecer a partir de la identificación de las propiedades de los objetos matemáticos identificables en los edificios que conforman el patrimonio arquitectónico de la ciudad de Parintins-AM. La investigación es cualitativa y datos construidos a través de observación directa, sistemática y registros fotográficos. El análisis se realizó a través de una triangulación de los resultados obtenidos, que indican que las características geométricas identificadas en el patrimonio arquitectónico de Parintins tienen el potencial de constituir un camino pedagógico que contextualiza la enseñanza de la geometría y valora la historia de la ciudad.This article presents the results of a research carried out within the scope of the Scientific Initiation Support Program (PAIC), from the State University of Amazonas (UEA), with support from the Research Support Foundation of the State of Amazonas (FAPEAM). The objective of the research is to highlight relationships that can be established from the identification of the properties of the mathematical objects identifiable in the buildings that make up the architectural heritage of the city of Parintins-AM. The research is qualitative and built data through direct, systematic observation, and photographic records. The analysis took place through a triangulation of the results obtained, which indicate that the geometric features identified in the architectural heritage of Parintins have the potential to constitute a pedagogical path that contextualizes the teaching of geometry and values the history of the city.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1013010.30612/tangram.v3i2.10130TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 184-2072595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10130/5820Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ezequiel CorreaCosta, Lucélida de Fátima Maia da2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10130Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
La geometría del patrimonio arquitectónico de Parintins: mira la geometría
The Geometry of the architectural heritage of Parintins: looks at Geometry
title A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
spellingShingle A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
Tavares, Ezequiel Correa
Patrimônio Arquitetônico. Traços geométricos. Percurso Pedagógico
Patrimonio arquitectónico. Trazos geométricos Enseñanza de geometría.
Architectural Heritage. Geometric strokes. Geometry teaching.
title_short A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
title_full A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
title_fullStr A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
title_full_unstemmed A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
title_sort A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico
author Tavares, Ezequiel Correa
author_facet Tavares, Ezequiel Correa
Costa, Lucélida de Fátima Maia da
author_role author
author2 Costa, Lucélida de Fátima Maia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ezequiel Correa
Costa, Lucélida de Fátima Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Arquitetônico. Traços geométricos. Percurso Pedagógico
Patrimonio arquitectónico. Trazos geométricos Enseñanza de geometría.
Architectural Heritage. Geometric strokes. Geometry teaching.
topic Patrimônio Arquitetônico. Traços geométricos. Percurso Pedagógico
Patrimonio arquitectónico. Trazos geométricos Enseñanza de geometría.
Architectural Heritage. Geometric strokes. Geometry teaching.
description  Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica – PAIC, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com o objetivo de identificar elementos geométricos no Patrimônio Arquitetônico da cidade de Parintins, estado do Amazonas. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa. A construção dos dados foi viabilizada por meio de observação direta, sistemática, e, de registros fotográficos. A análise se deu por meio de uma triangulação dos resultados obtidos, os quais indicam que os traços geométricos identificados no Patrimônio Arquitetônico de Parintins podem constituir um percurso pedagógico que contextualiza o ensino de geometria e valoriza a história da cidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10130
10.30612/tangram.v3i2.10130
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10130
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.10130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10130/5820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 184-207
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479556124672