Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra Júnior, Fernando
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29154
Resumo: Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos.
id UFRGS-2_f4a8dea76759d5a6d752065cc90c9374
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29154
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra Júnior, FernandoBurigo, Elisabete Zardo2011-05-26T06:00:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/29154000775883Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos.This work intends to analyze the use of Geometric Drawing as a tool for learning geometry in high school. We comment a few moments of the historical development of the teaching of Geometry and Geometric Drawing. We analyze the guidelines of the National Curriculum to the teaching of Geometry and the skills he must provide the student. We present and analyze a practice of teaching and learning of geometrical constructions developed with high school students in a public school. Through analysis of these constructions, we also assess the level of geometric thinking these students according to the Van Hiele model. Finally, we discuss the contributions of Geometrical Drawing for the construction of geometrical concepts by students.application/pdfporGeometriaDesenho geométricoEnsino de matematica : Geometria : PesquisaTeaching geometryGeometric drawingGeometric thinkingLearning toolDesenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775883.pdf.txt000775883.pdf.txtExtracted Texttext/plain103352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/2/000775883.pdf.txt2a7a13daaa65352e1cf2bb6d2b80db3fMD52ORIGINAL000775883.pdf000775883.pdfTexto completoapplication/pdf2021999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/1/000775883.pdf8f57971933bce2fc7d93fad859146f51MD51THUMBNAIL000775883.pdf.jpg000775883.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/3/000775883.pdf.jpgc6f8e3d83a7950b753b2fcb750a02bb7MD5310183/291542018-10-10 07:45:57.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
title Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
spellingShingle Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
Dutra Júnior, Fernando
Geometria
Desenho geométrico
Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa
Teaching geometry
Geometric drawing
Geometric thinking
Learning tool
title_short Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
title_full Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
title_fullStr Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
title_full_unstemmed Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
title_sort Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
author Dutra Júnior, Fernando
author_facet Dutra Júnior, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra Júnior, Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Desenho geométrico
Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa
topic Geometria
Desenho geométrico
Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa
Teaching geometry
Geometric drawing
Geometric thinking
Learning tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching geometry
Geometric drawing
Geometric thinking
Learning tool
description Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29154
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775883
url http://hdl.handle.net/10183/29154
identifier_str_mv 000775883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/2/000775883.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/1/000775883.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/3/000775883.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a7a13daaa65352e1cf2bb6d2b80db3f
8f57971933bce2fc7d93fad859146f51
c6f8e3d83a7950b753b2fcb750a02bb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408658870272