Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29154 |
Resumo: | Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos. |
id |
UFRGS-2_f4a8dea76759d5a6d752065cc90c9374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29154 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra Júnior, FernandoBurigo, Elisabete Zardo2011-05-26T06:00:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/29154000775883Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos.This work intends to analyze the use of Geometric Drawing as a tool for learning geometry in high school. We comment a few moments of the historical development of the teaching of Geometry and Geometric Drawing. We analyze the guidelines of the National Curriculum to the teaching of Geometry and the skills he must provide the student. We present and analyze a practice of teaching and learning of geometrical constructions developed with high school students in a public school. Through analysis of these constructions, we also assess the level of geometric thinking these students according to the Van Hiele model. Finally, we discuss the contributions of Geometrical Drawing for the construction of geometrical concepts by students.application/pdfporGeometriaDesenho geométricoEnsino de matematica : Geometria : PesquisaTeaching geometryGeometric drawingGeometric thinkingLearning toolDesenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775883.pdf.txt000775883.pdf.txtExtracted Texttext/plain103352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/2/000775883.pdf.txt2a7a13daaa65352e1cf2bb6d2b80db3fMD52ORIGINAL000775883.pdf000775883.pdfTexto completoapplication/pdf2021999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/1/000775883.pdf8f57971933bce2fc7d93fad859146f51MD51THUMBNAIL000775883.pdf.jpg000775883.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/3/000775883.pdf.jpgc6f8e3d83a7950b753b2fcb750a02bb7MD5310183/291542018-10-10 07:45:57.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
title |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
spellingShingle |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria Dutra Júnior, Fernando Geometria Desenho geométrico Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa Teaching geometry Geometric drawing Geometric thinking Learning tool |
title_short |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
title_full |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
title_fullStr |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
title_full_unstemmed |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
title_sort |
Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria |
author |
Dutra Júnior, Fernando |
author_facet |
Dutra Júnior, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra Júnior, Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Desenho geométrico Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa |
topic |
Geometria Desenho geométrico Ensino de matematica : Geometria : Pesquisa Teaching geometry Geometric drawing Geometric thinking Learning tool |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching geometry Geometric drawing Geometric thinking Learning tool |
description |
Este trabalho tem com objetivo analisar o uso de Desenho Geométrico como ferramenta de aprendizagem de Geometria no Ensino Médio. Comentamos alguns momentos do desenvolvimento histórico do ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. Analisamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do ensino de Geometria e as habilidades que ele deve proporcionar ao aluno. Apresentamos e analisamos uma prática de ensino-aprendizagem de construções geométricas desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Através da análise dessas construções, avaliamos também o nível de pensamento geométrico desses alunos segundo o modelo de Van Hiele. E, por fim, discutimos as contribuições do Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos pelos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-26T06:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29154 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775883 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29154 |
identifier_str_mv |
000775883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/2/000775883.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/1/000775883.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29154/3/000775883.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a7a13daaa65352e1cf2bb6d2b80db3f 8f57971933bce2fc7d93fad859146f51 c6f8e3d83a7950b753b2fcb750a02bb7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447057807179776 |