Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
DOI: | 10.30612/tangram.v4i3.13288 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288 |
Resumo: | Este artigo apresenta o mapeamento e análise de pesquisas produzidas no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu, no período de 2000 a 2019, que problematizaram as propostas para o ensino de Geometria em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Aspectos importantes do movimento e das diferentes orientações para o ensino de Geometria foram identificados nas onze dissertações selecionadas, estabelecendo um diálogo com autores que problematizam a cultura escolar em uma perspectiva histórica. Com a análise foi possível identificar uma concentração de pesquisas voltadas para o primeiro ciclo do Ensino Secundário, considerando os livros didáticos e os documentos normativos como as fontes mais utilizadas. Na abordagem da Geometria, destacou-se as transformações geométricas e a ênfase na Geometria intuitiva e dedutiva. Das ausências, foram identificadas poucas construções geométricas, falta de interação com o estudante e de orientações consistentes aos professores e alunos nas coleções de livros didáticos. |
id |
UFGD-9_ef67815b8896ff24388fec7059ec4a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13288 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
spelling |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicasHistória da educação matemáticaGeometriaMovimento da Matemática ModernaHistória da educação matemáticaEste artigo apresenta o mapeamento e análise de pesquisas produzidas no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu, no período de 2000 a 2019, que problematizaram as propostas para o ensino de Geometria em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Aspectos importantes do movimento e das diferentes orientações para o ensino de Geometria foram identificados nas onze dissertações selecionadas, estabelecendo um diálogo com autores que problematizam a cultura escolar em uma perspectiva histórica. Com a análise foi possível identificar uma concentração de pesquisas voltadas para o primeiro ciclo do Ensino Secundário, considerando os livros didáticos e os documentos normativos como as fontes mais utilizadas. Na abordagem da Geometria, destacou-se as transformações geométricas e a ênfase na Geometria intuitiva e dedutiva. Das ausências, foram identificadas poucas construções geométricas, falta de interação com o estudante e de orientações consistentes aos professores e alunos nas coleções de livros didáticos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1328810.30612/tangram.v4i3.13288TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 128-1502595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288/7842Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sidnéia AlmeidaGomes, Larissa Pinca SarroSilva, Martha Raíssa Iane Santana da2021-06-29T18:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13288Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-06-29T18:56:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
title |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
spellingShingle |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas Silva, Sidnéia Almeida História da educação matemática Geometria Movimento da Matemática Moderna História da educação matemática Silva, Sidnéia Almeida História da educação matemática Geometria Movimento da Matemática Moderna História da educação matemática |
title_short |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
title_full |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
title_fullStr |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
title_sort |
Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas |
author |
Silva, Sidnéia Almeida |
author_facet |
Silva, Sidnéia Almeida Silva, Sidnéia Almeida Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana da Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sidnéia Almeida Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Geometria Movimento da Matemática Moderna História da educação matemática |
topic |
História da educação matemática Geometria Movimento da Matemática Moderna História da educação matemática |
description |
Este artigo apresenta o mapeamento e análise de pesquisas produzidas no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu, no período de 2000 a 2019, que problematizaram as propostas para o ensino de Geometria em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Aspectos importantes do movimento e das diferentes orientações para o ensino de Geometria foram identificados nas onze dissertações selecionadas, estabelecendo um diálogo com autores que problematizam a cultura escolar em uma perspectiva histórica. Com a análise foi possível identificar uma concentração de pesquisas voltadas para o primeiro ciclo do Ensino Secundário, considerando os livros didáticos e os documentos normativos como as fontes mais utilizadas. Na abordagem da Geometria, destacou-se as transformações geométricas e a ênfase na Geometria intuitiva e dedutiva. Das ausências, foram identificadas poucas construções geométricas, falta de interação com o estudante e de orientações consistentes aos professores e alunos nas coleções de livros didáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288 10.30612/tangram.v4i3.13288 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i3.13288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288/7842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 128-150 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822179531716296704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/tangram.v4i3.13288 |