Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Leme da Silva, Maria Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161315
Resumo: Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/271
id UFSC_85b5f12659aeb947a5ffd41e2422b958
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161315
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no BrasilMovimento da matemática modernaEnsino da geometriaEducação matemáticaDisponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/271Este artigo tem como objetivo discutir propostas sobre o ensino de Geometria defendidas pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), a partir da análise de teses e dissertações que tomam esse movimento como tema central. Ao que tudo indica, a Geometria relativa ao Ensino Fundamental ficou à margem do processo dessas inovações curriculares, muito embora propostas de mudança tenham sido elaboradas com essa finalidade. Ao longo do artigo, algumas questões referentes ao ensino de Geometria foram levantadas, as quais necessitam de investigações mais aprofundadas de modo a permitir uma melhor compreensão do papel assumido pela Geometria durante o MMM. Acreditamos que pesquisas subsidiadas na noção de cultura escolar trarão respostas a muitas dessas indagações, contribuindo significativamente para um melhor entendimento do MMM.2016-05-03T21:14:15Z2016-05-03T21:14:15Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, A. R. S.; SILVA, M. C. L. . Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Práxis Educativa (UEPG. Online), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA, p. 87-93, 2006.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161315Duarte, Aparecida Rodrigues SilvaLeme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T22:28:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161315Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-05-03T22:28:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
title Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
spellingShingle Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Educação matemática
title_short Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
title_full Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
title_fullStr Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
title_full_unstemmed Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
title_sort Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o movimento da matemática moderna no Brasil
author Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author_facet Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
author2 Leme da Silva, Maria Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Educação matemática
topic Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Educação matemática
description Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/271
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-05-03T21:14:15Z
2016-05-03T21:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, A. R. S.; SILVA, M. C. L. . Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Práxis Educativa (UEPG. Online), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA, p. 87-93, 2006.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161315
identifier_str_mv DUARTE, A. R. S.; SILVA, M. C. L. . Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Práxis Educativa (UEPG. Online), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA, p. 87-93, 2006.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652289850736640