Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torisu, Edmilson Minoru
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316
Resumo: Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.
id UFGD-9_fe652d9f96a9a691ef81037da7e4f912
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8316
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagemConhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/831610.30612/tangram.v1i3.8316TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 96-1072595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316/4476Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson Minoru2018-07-10T23:10:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8316Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-07-10T23:10:02Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
title Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
spellingShingle Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
Torisu, Edmilson Minoru
title_short Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
title_full Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
title_fullStr Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
title_full_unstemmed Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
title_sort Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
author Torisu, Edmilson Minoru
author_facet Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torisu, Edmilson Minoru
description Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316
10.30612/tangram.v1i3.8316
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i3.8316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316/4476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 3 (2018); 96-107
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479503695872