Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD/MS: recorrências e solicitações da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Karen Eich
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1158
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado situa-se na Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação” do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem como objeto de investigação o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID foi instituído pela CAPES com o intuito de incentivar a formação inicial de professores para a Educação Básica, valorizar o magistério e o espaço da escola pública, fazer a articulação da Educação Superior com a Educação Básica, oportunizando aos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura contato com o futuro local de trabalho, entre outros aspectos afins. Tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD com enfoque na política educacional e na gestão educacional, com vistas a verificar na sua implementação recorrências e solicitações da realidade, mediante avaliação feita pelos participantes. O tempo histórico da pesquisa abarca os anos de 2009 a 2016. Metodologicamente, o estudo pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista semiestruturada. Nestes termos, foram questões norteadoras: Que percepções são predominantes entre os participantes do PIBID/UFGD, quanto à contribuição do programa ao processo formativo dos futuros docentes? Que recorrências e solicitações da realidade podem ser destacadas dessa leitura no âmbito da UFGD e comunidade externa? Concluiu-se que o PIBID é uma grande ação da Política Educacional Brasileira mais ampla voltada para a formação inicial do professor, para a qualificação do professor em exercício e da possibilidade visível de fortalecimento da relação entre a Universidade e as Escolas Públicas de Educação Básica. Fortalece também a relação entre o Estado e Sociedade. Em termos da gestão educacional do PIBID/UFGD é implementado sob os aportes da gestão democrática da educação. Entretanto, alguns desafios ainda precisam ser superados: a necessária participação dos acadêmicos bolsistas no Planejamento Pedagógico da Escola de Educação Básica onde estão inseridos, bem como mais experiências docente que envolvem a interdisciplinaridade nas ações e atividades propostas; a participação efetiva em reunião pedagógica, cursos, palestras, seminários promovidos também pela Escola de Educação Básica; a experiência de participação em Conselhos de Classe /Séries/Anos e na Avaliação Anual da Escola de Educação Básica; e, ainda, a questão de mais registros de atividades decorrentes dos Subprojetos em Portfólios, Relatórios e Blogs. Outro ponto que remete a gestão educacional do PIBID e que traduz avanços, mas precisa ser ampliado, diz respeito ao conhecimento mais aprofundado por todos os envolvidos do Projeto Institucional do PIBID e de suas normas regimentais. Em suma, as constatações verificadas por meio da avaliação possibilitada pelas respostas, anseios, proposições dos sujeitos que materializam o PIBID na UFGD demonstram que o mesmo pode ser compreendido como parte de uma política educacional de caráter estatal, mesmo nos embates interinstitucional, social e político, decorrentes da conjuntura brasileira atual. Em suma, é indubitável a importância do PIBID para a formação inicial do docente e cabe ao Estado, a CAPES, MEC, IES dar a devida importância a um Programa desse porte. Acredita-se que o estudo materializado nesta Dissertação de Mestrado será de relevância social para colaborar na legitimidade do lugar do PIBID na Educação Básica e na Educação Superior.