Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD/MS: recorrências e solicitações da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Karen Eich
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1158
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado situa-se na Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação” do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem como objeto de investigação o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID foi instituído pela CAPES com o intuito de incentivar a formação inicial de professores para a Educação Básica, valorizar o magistério e o espaço da escola pública, fazer a articulação da Educação Superior com a Educação Básica, oportunizando aos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura contato com o futuro local de trabalho, entre outros aspectos afins. Tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD com enfoque na política educacional e na gestão educacional, com vistas a verificar na sua implementação recorrências e solicitações da realidade, mediante avaliação feita pelos participantes. O tempo histórico da pesquisa abarca os anos de 2009 a 2016. Metodologicamente, o estudo pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista semiestruturada. Nestes termos, foram questões norteadoras: Que percepções são predominantes entre os participantes do PIBID/UFGD, quanto à contribuição do programa ao processo formativo dos futuros docentes? Que recorrências e solicitações da realidade podem ser destacadas dessa leitura no âmbito da UFGD e comunidade externa? Concluiu-se que o PIBID é uma grande ação da Política Educacional Brasileira mais ampla voltada para a formação inicial do professor, para a qualificação do professor em exercício e da possibilidade visível de fortalecimento da relação entre a Universidade e as Escolas Públicas de Educação Básica. Fortalece também a relação entre o Estado e Sociedade. Em termos da gestão educacional do PIBID/UFGD é implementado sob os aportes da gestão democrática da educação. Entretanto, alguns desafios ainda precisam ser superados: a necessária participação dos acadêmicos bolsistas no Planejamento Pedagógico da Escola de Educação Básica onde estão inseridos, bem como mais experiências docente que envolvem a interdisciplinaridade nas ações e atividades propostas; a participação efetiva em reunião pedagógica, cursos, palestras, seminários promovidos também pela Escola de Educação Básica; a experiência de participação em Conselhos de Classe /Séries/Anos e na Avaliação Anual da Escola de Educação Básica; e, ainda, a questão de mais registros de atividades decorrentes dos Subprojetos em Portfólios, Relatórios e Blogs. Outro ponto que remete a gestão educacional do PIBID e que traduz avanços, mas precisa ser ampliado, diz respeito ao conhecimento mais aprofundado por todos os envolvidos do Projeto Institucional do PIBID e de suas normas regimentais. Em suma, as constatações verificadas por meio da avaliação possibilitada pelas respostas, anseios, proposições dos sujeitos que materializam o PIBID na UFGD demonstram que o mesmo pode ser compreendido como parte de uma política educacional de caráter estatal, mesmo nos embates interinstitucional, social e político, decorrentes da conjuntura brasileira atual. Em suma, é indubitável a importância do PIBID para a formação inicial do docente e cabe ao Estado, a CAPES, MEC, IES dar a devida importância a um Programa desse porte. Acredita-se que o estudo materializado nesta Dissertação de Mestrado será de relevância social para colaborar na legitimidade do lugar do PIBID na Educação Básica e na Educação Superior.
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O PIBID foi instituído pela CAPES com o intuito de incentivar a formação inicial de professores para a Educação Básica, valorizar o magistério e o espaço da escola pública, fazer a articulação da Educação Superior com a Educação Básica, oportunizando aos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura contato com o futuro local de trabalho, entre outros aspectos afins. Tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD com enfoque na política educacional e na gestão educacional, com vistas a verificar na sua implementação recorrências e solicitações da realidade, mediante avaliação feita pelos participantes. O tempo histórico da pesquisa abarca os anos de 2009 a 2016. Metodologicamente, o estudo pautou-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizou como instrumentos o questionário e entrevista semiestruturada. Nestes termos, foram questões norteadoras: Que percepções são predominantes entre os participantes do PIBID/UFGD, quanto à contribuição do programa ao processo formativo dos futuros docentes? Que recorrências e solicitações da realidade podem ser destacadas dessa leitura no âmbito da UFGD e comunidade externa? Concluiu-se que o PIBID é uma grande ação da Política Educacional Brasileira mais ampla voltada para a formação inicial do professor, para a qualificação do professor em exercício e da possibilidade visível de fortalecimento da relação entre a Universidade e as Escolas Públicas de Educação Básica. Fortalece também a relação entre o Estado e Sociedade. Em termos da gestão educacional do PIBID/UFGD é implementado sob os aportes da gestão democrática da educação. Entretanto, alguns desafios ainda precisam ser superados: a necessária participação dos acadêmicos bolsistas no Planejamento Pedagógico da Escola de Educação Básica onde estão inseridos, bem como mais experiências docente que envolvem a interdisciplinaridade nas ações e atividades propostas; a participação efetiva em reunião pedagógica, cursos, palestras, seminários promovidos também pela Escola de Educação Básica; a experiência de participação em Conselhos de Classe /Séries/Anos e na Avaliação Anual da Escola de Educação Básica; e, ainda, a questão de mais registros de atividades decorrentes dos Subprojetos em Portfólios, Relatórios e Blogs. Outro ponto que remete a gestão educacional do PIBID e que traduz avanços, mas precisa ser ampliado, diz respeito ao conhecimento mais aprofundado por todos os envolvidos do Projeto Institucional do PIBID e de suas normas regimentais. Em suma, as constatações verificadas por meio da avaliação possibilitada pelas respostas, anseios, proposições dos sujeitos que materializam o PIBID na UFGD demonstram que o mesmo pode ser compreendido como parte de uma política educacional de caráter estatal, mesmo nos embates interinstitucional, social e político, decorrentes da conjuntura brasileira atual. Em suma, é indubitável a importância do PIBID para a formação inicial do docente e cabe ao Estado, a CAPES, MEC, IES dar a devida importância a um Programa desse porte. Acredita-se que o estudo materializado nesta Dissertação de Mestrado será de relevância social para colaborar na legitimidade do lugar do PIBID na Educação Básica e na Educação Superior.This Master's Dissertation is located in the Education Policy and Management Research Group of the Group of Studies and Research State, Policy and Management of Education (GEPGE) of the Graduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados ( UFGD). It has as object of investigation the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID). The PIBID was instituted by CAPES with the purpose of encouraging the initial formation of teachers for Basic Education, valuing the teaching and public school space, articulating Higher Education with Basic Education, giving the students of the Undergraduate Courses contact with the future workplace, among other related aspects. The purpose of this study is to analyze the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID) in the UFGD with a focus on educational policy and educational management, in order to verify in its implementation recurrences and requests of reality, through an evaluation made by the participants. The historical time of the research covers the years from 2009 to 2016. Methodologically, the study was based on bibliographic, documentary and field research, used as instruments the questionnaire and semi-structured interview. In these terms, guiding questions were: What perceptions are predominant among PIBID / UFGD participants, regarding the contribution of the program to the training process of future teachers? What recurrences and demands of reality can be highlighted from this reading within the UFGD and outside community? It was concluded that the PIBID is a great action of the broader Brazilian Educational Policy focused on the initial formation of the teacher, for the qualification of the teacher in exercise and of the visible possibility of strengthening the relationship between the University and the Public Schools of Basic Education. It also strengthens the relationship between the State and Society. In terms of the educational management of PIBID / UFGD is implemented under the contributions of democratic management of education. However, some challenges still need to be overcome: the necessary participation of the academic scholars in the Pedagogical Plan of the School of Basic Education where they are inserted, as well as more teaching experiences that involve the interdisciplinarity in the actions and proposed activities; the effective participation in pedagogical meeting, courses, lectures, seminars promoted also by the School of Basic Education; the experience of participation in Councils of Class / Series / Years and in the Annual Evaluation of the School of Basic Education; and also the issue of more records of activities resulting from Subprojects in Portfolios, Reports and Blogs. Another point that refers to the educational management of PIBID and which reflects the advances, but needs to be expanded, concerns the more detailed knowledge of all those involved in the PIBID Institutional Project and its regimental norms. In short, as verified by means of the evaluation made possible by answers, wishes, and propositions of the individuals that materialize the PIBID in the UFGD, they demonstrate that they can be understood as part of an educational policy of a state character, even in the interinstitutional, social and political of the current Brazilian conjuncture. In sum, it’s indubitable the importance of PIBID for initial teacher training is undoubtedly important, and it is up to the State, a CAPES, MEC, IES to give due importance to such a program. It is believed that the study materialized in this Master Dissertation will be of social relevance to collaborate in the legitimacy of PIBID's place in Basic Education and Higher Education.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-26T19:03:19Z No. of bitstreams: 1 KarenEichVieira.pdf: 2332665 bytes, checksum: 4edcb019a7aa0e3fa7efdc34a2525798 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-26T19:03:19Z (GMT). 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