O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa de Carvalho, Fabíola Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Cássia Carolina Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3040
Resumo: A população do Brasil está envelhecendo, assim preocupações com políticas e serviços públicos que até então não tinham terreno para se consolidar, como os serviços de lazer para a terceira idade, ganham espaço. Ressalta-se que o envelhecimento é marcado por um gradual declínio de aptidões físicas, que conduz a alterações nos hábitos de vida e na rotina pessoais, interferem no bem-estar dos idosos e pode resultar em apatia, insegurança ou isolamento social. Em contrapartida o turismo tem a capacidade de estimular a socialização e a vivencia de novas experiências inclusive no grupo que compõe essa faixa etária, contribuindo para melhor a qualidade de vida dos idosos. A partir desse cenário esse artigo propõe debater sobre os estímulos estatais para o desenvolvimento do turismo de terceira idade, associado as políticas de proteção social e de garantia de renda. Especificamente são examinadas as estratégias do Programa “Viaja Mais Melhor Idade”, o qual foi desenvolvido com o objetivo de motivar o lazer do público idoso. Como considerações se ressaltam os êxitos, assim como as falhas do primeiro ciclo do programa, executado entre os anos de 2007 e 2010, igualmente às oportunidades observadas para o segundo ciclo iniciado durante o segundo semestre de 2013.
id UFJF-2_b097233f39e90d092d9df0d0efaa8834
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/3040
network_acronym_str UFJF-2
network_name_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository_id_str
spelling O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”aposentadoriaturismopolíticas públicasturismoA população do Brasil está envelhecendo, assim preocupações com políticas e serviços públicos que até então não tinham terreno para se consolidar, como os serviços de lazer para a terceira idade, ganham espaço. Ressalta-se que o envelhecimento é marcado por um gradual declínio de aptidões físicas, que conduz a alterações nos hábitos de vida e na rotina pessoais, interferem no bem-estar dos idosos e pode resultar em apatia, insegurança ou isolamento social. Em contrapartida o turismo tem a capacidade de estimular a socialização e a vivencia de novas experiências inclusive no grupo que compõe essa faixa etária, contribuindo para melhor a qualidade de vida dos idosos. A partir desse cenário esse artigo propõe debater sobre os estímulos estatais para o desenvolvimento do turismo de terceira idade, associado as políticas de proteção social e de garantia de renda. Especificamente são examinadas as estratégias do Programa “Viaja Mais Melhor Idade”, o qual foi desenvolvido com o objetivo de motivar o lazer do público idoso. Como considerações se ressaltam os êxitos, assim como as falhas do primeiro ciclo do programa, executado entre os anos de 2007 e 2010, igualmente às oportunidades observadas para o segundo ciclo iniciado durante o segundo semestre de 2013.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado anonimamente por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3040Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, v. 4, n. 1, Jan./Abril, 2014, - Edição Regular, pp. 5-79; 25-34Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, v. 4, n. 1, Jan./Abril, 2014, - Edição Regular, pp. 5-79; 25-34Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, v. 4, n. 1, Jan./Abril, 2014, - Edição Regular, pp. 5-79; 25-342238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3040/1052Copyright (c) 2014 Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Carvalho, Fabíola Cristinada Silva, Cássia Carolina Borges2018-10-24T10:47:50Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3040Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2018-10-24T10:47:50Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
title O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
spellingShingle O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
Costa de Carvalho, Fabíola Cristina
aposentadoria
turismo
políticas públicas
turismo
title_short O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
title_full O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
title_fullStr O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
title_full_unstemmed O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
title_sort O turismo e a renda dos idosos: a experiência brasileira com o Programa “Viaja Mais Melhor Idade”
author Costa de Carvalho, Fabíola Cristina
author_facet Costa de Carvalho, Fabíola Cristina
da Silva, Cássia Carolina Borges
author_role author
author2 da Silva, Cássia Carolina Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa de Carvalho, Fabíola Cristina
da Silva, Cássia Carolina Borges
dc.subject.por.fl_str_mv aposentadoria
turismo
políticas públicas
turismo
topic aposentadoria
turismo
políticas públicas
turismo
description A população do Brasil está envelhecendo, assim preocupações com políticas e serviços públicos que até então não tinham terreno para se consolidar, como os serviços de lazer para a terceira idade, ganham espaço. Ressalta-se que o envelhecimento é marcado por um gradual declínio de aptidões físicas, que conduz a alterações nos hábitos de vida e na rotina pessoais, interferem no bem-estar dos idosos e pode resultar em apatia, insegurança ou isolamento social. Em contrapartida o turismo tem a capacidade de estimular a socialização e a vivencia de novas experiências inclusive no grupo que compõe essa faixa etária, contribuindo para melhor a qualidade de vida dos idosos. A partir desse cenário esse artigo propõe debater sobre os estímulos estatais para o desenvolvimento do turismo de terceira idade, associado as políticas de proteção social e de garantia de renda. Especificamente são examinadas as estratégias do Programa “Viaja Mais Melhor Idade”, o qual foi desenvolvido com o objetivo de motivar o lazer do público idoso. Como considerações se ressaltam os êxitos, assim como as falhas do primeiro ciclo do programa, executado entre os anos de 2007 e 2010, igualmente às oportunidades observadas para o segundo ciclo iniciado durante o segundo semestre de 2013.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado anonimamente por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3040
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3040/1052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, v. 4, n. 1, Jan./Abril, 2014, - Edição Regular, pp. 5-79; 25-34
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, v. 4, n. 1, Jan./Abril, 2014, - Edição Regular, pp. 5-79; 25-34
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, v. 4, n. 1, Jan./Abril, 2014, - Edição Regular, pp. 5-79; 25-34
2238-2925
reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
collection Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository.name.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br
_version_ 1798044892291661824