Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1222 http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1222 |
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Lavor, Gabriela Said deAlbuquerque, Pedro Henrique MeloLAVOR, Gabriela Said de. Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo. 2010. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/1222http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1222Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Departamento de Administração, 2010.A política brasileira tem dado ao turismo relevância significativa dentro do leque de atividades econômicas a serem exploradas no país. Políticas públicas vêm sendo formuladas de forma a aumentar a atividade turística nacional. No entanto, a avaliação quantitativa da eficiência dessas políticas ainda é incipiente. Uma das ações estratégias das políticas públicas para o turismo é a criação de campanhas publicitárias. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da campanha “Viaja Mais Melhor Idade”, elaborada pelo Ministério do Turismo em 2007, em termos de aumento do número de hospedagens cadastradas no Ministério. A campanha foi elaborada com o intuito de movimentar o turismo nas épocas de baixa temporada, além de promover a inlcusão social de idosos. Para tal avaliação, foi utilizado o método Propensity Score, que corrige o viés causado pela falta de randomização da amostra. A baixa quantidade de dados coletados pelo órgão é um fator limitador para a elaboração de avaliações precisas. Os resultados obtidos apontam uma diferença não significativa de valor médio entre os meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo das Unidades Federativas contempladas na campanha e as que não foram alvo da publicidade em questão. Esse resultado pode ser consequência da pequena quantidade de observações - dada a limitação de dados - ou da real ineficiência da campanha elaborada pelo órgão.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-11-03T14:32:15Z No. of bitstreams: 1 2010_GabrielaSaidLavor.pdf: 1027607 bytes, checksum: eba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-09T13:13:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_GabrielaSaidLavor.pdf: 1027607 bytes, checksum: eba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0 (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-09T13:13:29Z (GMT). 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