Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavor, Gabriela Said de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1222
http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1222
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Departamento de Administração, 2010.
id UNB-2_084571aff1d0700df3ccd02f8a195a1d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1222
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lavor, Gabriela Said deAlbuquerque, Pedro Henrique MeloLAVOR, Gabriela Said de. Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo. 2010. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/1222http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1222Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Departamento de Administração, 2010.A política brasileira tem dado ao turismo relevância significativa dentro do leque de atividades econômicas a serem exploradas no país. Políticas públicas vêm sendo formuladas de forma a aumentar a atividade turística nacional. No entanto, a avaliação quantitativa da eficiência dessas políticas ainda é incipiente. Uma das ações estratégias das políticas públicas para o turismo é a criação de campanhas publicitárias. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da campanha “Viaja Mais Melhor Idade”, elaborada pelo Ministério do Turismo em 2007, em termos de aumento do número de hospedagens cadastradas no Ministério. A campanha foi elaborada com o intuito de movimentar o turismo nas épocas de baixa temporada, além de promover a inlcusão social de idosos. Para tal avaliação, foi utilizado o método Propensity Score, que corrige o viés causado pela falta de randomização da amostra. A baixa quantidade de dados coletados pelo órgão é um fator limitador para a elaboração de avaliações precisas. Os resultados obtidos apontam uma diferença não significativa de valor médio entre os meios de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo das Unidades Federativas contempladas na campanha e as que não foram alvo da publicidade em questão. Esse resultado pode ser consequência da pequena quantidade de observações - dada a limitação de dados - ou da real ineficiência da campanha elaborada pelo órgão.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-11-03T14:32:15Z No. of bitstreams: 1 2010_GabrielaSaidLavor.pdf: 1027607 bytes, checksum: eba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-09T13:13:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_GabrielaSaidLavor.pdf: 1027607 bytes, checksum: eba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0 (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-09T13:13:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_GabrielaSaidLavor.pdf: 1027607 bytes, checksum: eba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0 (MD5)Turismo - marketingTurismo - políticas públicasAvaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-11-09T13:13:29Z2010-11-09T13:13:29Z2010-11-09T13:13:29Z2010-09-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_GabrielaSaidLavor.pdf2010_GabrielaSaidLavor.pdfapplication/pdf1027607http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/1/2010_GabrielaSaidLavor.pdfeba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20924http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/3/license_text2007e731b83279338882cd4d9f98fc08MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19710http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/4/license_rdfaa65da15f424ff71c620a992a187295cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/5/license.txt2dd1dcb86f7c859574bb9b62c64f9cceMD55TEXT2010_GabrielaSaidLavor.pdf.txt2010_GabrielaSaidLavor.pdf.txttext/plain98782http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/6/2010_GabrielaSaidLavor.pdf.txtbea99f39ca902867439c285ed1873d97MD5610483/12222021-10-30 21:56:40.263oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-31T00:56:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
title Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
spellingShingle Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
Lavor, Gabriela Said de
Turismo - marketing
Turismo - políticas públicas
title_short Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
title_full Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
title_fullStr Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
title_full_unstemmed Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
title_sort Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo
author Lavor, Gabriela Said de
author_facet Lavor, Gabriela Said de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavor, Gabriela Said de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Henrique Melo
contributor_str_mv Albuquerque, Pedro Henrique Melo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Turismo - marketing
Turismo - políticas públicas
topic Turismo - marketing
Turismo - políticas públicas
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Departamento de Administração, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-09T13:13:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-09T13:13:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-09T13:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LAVOR, Gabriela Said de. Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo. 2010. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1222
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1222
identifier_str_mv LAVOR, Gabriela Said de. Avaliação da campanha publicitária “Viaja Mais Melhor Idade” elaborada pelo Ministério do Turismo. 2010. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1222
http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/1/2010_GabrielaSaidLavor.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1222/6/2010_GabrielaSaidLavor.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eba484ec05a00059c92762ac8a3a83c0
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
2007e731b83279338882cd4d9f98fc08
aa65da15f424ff71c620a992a187295c
2dd1dcb86f7c859574bb9b62c64f9cce
bea99f39ca902867439c285ed1873d97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907733842231296