Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Fernanda de Mello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fehlauer, Paulo, Pinheiro, Amálio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social.
id UFJF-4_299d7ce58b06cc41784210845ef0f72f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/35423
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos?Gambiarra (Kludge)AudiovisualSocial isolationCOVID-19 pandemicsDIYGambiarraAudiovisualIsolamento socialPandemia da COVID-19DIYO presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3542310.34019/1981-4070.2021.v15.35423Lumina; v. 15 n. 3 (2021): Dossiê: As telas da pandemia da Covid-19: desafios do Jornalismo e do Audiovisual; 112-1271981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23838https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23839Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Maria Fernanda de MelloFehlauer, PauloPinheiro, Amálio2022-01-04T16:50:24Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35423Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-01-04T16:50:24Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos?
title Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
spellingShingle Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
Lopes, Maria Fernanda de Mello
Gambiarra (Kludge)
Audiovisual
Social isolation
COVID-19 pandemics
DIY
Gambiarra
Audiovisual
Isolamento social
Pandemia da COVID-19
DIY
title_short Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
title_full Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
title_fullStr Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
title_full_unstemmed Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
title_sort Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
author Lopes, Maria Fernanda de Mello
author_facet Lopes, Maria Fernanda de Mello
Fehlauer, Paulo
Pinheiro, Amálio
author_role author
author2 Fehlauer, Paulo
Pinheiro, Amálio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Fernanda de Mello
Fehlauer, Paulo
Pinheiro, Amálio
dc.subject.por.fl_str_mv Gambiarra (Kludge)
Audiovisual
Social isolation
COVID-19 pandemics
DIY
Gambiarra
Audiovisual
Isolamento social
Pandemia da COVID-19
DIY
topic Gambiarra (Kludge)
Audiovisual
Social isolation
COVID-19 pandemics
DIY
Gambiarra
Audiovisual
Isolamento social
Pandemia da COVID-19
DIY
description O presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423
10.34019/1981-4070.2021.v15.35423
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2021.v15.35423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23838
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 15 n. 3 (2021): Dossiê: As telas da pandemia da Covid-19: desafios do Jornalismo e do Audiovisual; 112-127
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253136719873