Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social. |
id |
UFJF-4_299d7ce58b06cc41784210845ef0f72f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/35423 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making?Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos?Gambiarra (Kludge)AudiovisualSocial isolationCOVID-19 pandemicsDIYGambiarraAudiovisualIsolamento socialPandemia da COVID-19DIYO presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3542310.34019/1981-4070.2021.v15.35423Lumina; v. 15 n. 3 (2021): Dossiê: As telas da pandemia da Covid-19: desafios do Jornalismo e do Audiovisual; 112-1271981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23838https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23839Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Maria Fernanda de MelloFehlauer, PauloPinheiro, Amálio2022-01-04T16:50:24Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35423Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-01-04T16:50:24Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos? |
title |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? |
spellingShingle |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? Lopes, Maria Fernanda de Mello Gambiarra (Kludge) Audiovisual Social isolation COVID-19 pandemics DIY Gambiarra Audiovisual Isolamento social Pandemia da COVID-19 DIY |
title_short |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? |
title_full |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? |
title_fullStr |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? |
title_full_unstemmed |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? |
title_sort |
Dodges in times of crisis: what can gambiarra (kludge) teach us about video making? |
author |
Lopes, Maria Fernanda de Mello |
author_facet |
Lopes, Maria Fernanda de Mello Fehlauer, Paulo Pinheiro, Amálio |
author_role |
author |
author2 |
Fehlauer, Paulo Pinheiro, Amálio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Fernanda de Mello Fehlauer, Paulo Pinheiro, Amálio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gambiarra (Kludge) Audiovisual Social isolation COVID-19 pandemics DIY Gambiarra Audiovisual Isolamento social Pandemia da COVID-19 DIY |
topic |
Gambiarra (Kludge) Audiovisual Social isolation COVID-19 pandemics DIY Gambiarra Audiovisual Isolamento social Pandemia da COVID-19 DIY |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423 10.34019/1981-4070.2021.v15.35423 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2021.v15.35423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23838 https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423/23839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 15 n. 3 (2021): Dossiê: As telas da pandemia da Covid-19: desafios do Jornalismo e do Audiovisual; 112-127 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675253136719873 |