Ética, comunicação e organizações: uma crítica à conversão da accountability e da transparência em metas corporativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres-Neto, Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21109
Resumo: A comunicação da ética em contextos organizacionais apropriou-se em grande medida dos pressupostos da “prestação de contas” (accountabilily). Nesse sentido, o presente artigo propõe uma discussão sobre as relações entre ética, comunicação organizacional e accountability. Assim, debatemos tanto o conceito de accountability como alguns de seus pressupostos, em especial a noção de transparência, que vem sendo empregada como peça central para forjar a legitimidade e a reputação de instituições e organizações, públicas ou privadas, ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos. No entanto, argumentamos que, a despeito de um idealismo ético teleológico, ante o imperativo da competição que caracteriza a sociedade de consumo existiria uma incompatibilidade entre a ontologia da transparência e a possibilidade de uma comunicação organizacional que seja estratégica. Assim, questionamos a atribuição da accountability como parte de uma ética própria da comunicação em contextos organizacionais. 
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