Ética, comunicação e organizações: uma crítica à conversão da accountability e da transparência em metas corporativas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/337 |
Resumo: | A comunicação da ética em contextos organizacionais apropriou-se em grande medida dos pressupostos da “prestação de contas” (accountabilily). Nesse sentido, o presente artigo propõe uma discussão sobre as relações entre ética, comunicação organizacional e accountability. Assim, debatemos tanto o conceito de accountability como alguns de seus pressupostos, em especial a noção de transparência, que vem sendo empregada como peça central para forjar a legitimidade e a reputação de instituições e organizações, públicas ou privadas, ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos. No entanto, argumentamos que, a despeito de um idealismo ético teleológico, ante o imperativo da competição que caracteriza a sociedade de consumo existiria uma incompatibilidade entre a ontologia da transparência e a possibilidade de uma comunicação organizacional que seja estratégica. Assim, questionamos a atribuição da accountability como parte de uma ética própria da comunicação em contextos organizacionais. |
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Ética, comunicação e organizações: uma crítica à conversão da accountability e da transparência em metas corporativas.Ética; comunicação organizacional; transparência; accountabilityA comunicação da ética em contextos organizacionais apropriou-se em grande medida dos pressupostos da “prestação de contas” (accountabilily). Nesse sentido, o presente artigo propõe uma discussão sobre as relações entre ética, comunicação organizacional e accountability. Assim, debatemos tanto o conceito de accountability como alguns de seus pressupostos, em especial a noção de transparência, que vem sendo empregada como peça central para forjar a legitimidade e a reputação de instituições e organizações, públicas ou privadas, ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos. No entanto, argumentamos que, a despeito de um idealismo ético teleológico, ante o imperativo da competição que caracteriza a sociedade de consumo existiria uma incompatibilidade entre a ontologia da transparência e a possibilidade de uma comunicação organizacional que seja estratégica. Assim, questionamos a atribuição da accountability como parte de uma ética própria da comunicação em contextos organizacionais. LuminaPeres-Neto, Luiz2015-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/337Lumina; v. 8, n. 2 (2014): Dossiê Mídia e Ditadura Militare-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/337/352Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com - |
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