The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662 |
Resumo: | O artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal. |
id |
UFJF-4_57171e7560e69921663e98fd207c8d8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/35662 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enactionA virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuadaRadical mediationTeaching and LearningEnactionAffect TheoryLudic TheoryMediação radicalEnsino-aprendizagemCognição atuadaAfetosLúdicoO artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3566210.34019/1981-4070.2022.v16.35662Lumina; v. 16 n. 2 (2022); 23-411981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24868https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24869Copyright (c) 2022 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessRegis, Fátima Messias, JoséPerani, LetíciaTimponi, RaquelMaia, Alessandra2022-08-30T05:11:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35662Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-08-30T05:11:38Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction A virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuada |
title |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction |
spellingShingle |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction Regis, Fátima Radical mediation Teaching and Learning Enaction Affect Theory Ludic Theory Mediação radical Ensino-aprendizagem Cognição atuada Afetos Lúdico |
title_short |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction |
title_full |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction |
title_fullStr |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction |
title_full_unstemmed |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction |
title_sort |
The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction |
author |
Regis, Fátima |
author_facet |
Regis, Fátima Messias, José Perani, Letícia Timponi, Raquel Maia, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Messias, José Perani, Letícia Timponi, Raquel Maia, Alessandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regis, Fátima Messias, José Perani, Letícia Timponi, Raquel Maia, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radical mediation Teaching and Learning Enaction Affect Theory Ludic Theory Mediação radical Ensino-aprendizagem Cognição atuada Afetos Lúdico |
topic |
Radical mediation Teaching and Learning Enaction Affect Theory Ludic Theory Mediação radical Ensino-aprendizagem Cognição atuada Afetos Lúdico |
description |
O artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662 10.34019/1981-4070.2022.v16.35662 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2022.v16.35662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24868 https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 16 n. 2 (2022); 23-41 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675253425078272 |