The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regis, Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Messias, José, Perani, Letícia, Timponi, Raquel, Maia, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662
Resumo: O artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal.
id UFJF-4_57171e7560e69921663e98fd207c8d8a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/35662
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enactionA virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuadaRadical mediationTeaching and LearningEnactionAffect TheoryLudic TheoryMediação radicalEnsino-aprendizagemCognição atuadaAfetosLúdicoO artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3566210.34019/1981-4070.2022.v16.35662Lumina; v. 16 n. 2 (2022); 23-411981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24868https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24869Copyright (c) 2022 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessRegis, Fátima Messias, JoséPerani, LetíciaTimponi, RaquelMaia, Alessandra2022-08-30T05:11:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35662Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-08-30T05:11:38Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
A virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuada
title The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
spellingShingle The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
Regis, Fátima
Radical mediation
Teaching and Learning
Enaction
Affect Theory
Ludic Theory
Mediação radical
Ensino-aprendizagem
Cognição atuada
Afetos
Lúdico
title_short The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
title_full The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
title_fullStr The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
title_full_unstemmed The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
title_sort The affective turn in communication and learning: radical mediation, ludic and enaction
author Regis, Fátima
author_facet Regis, Fátima
Messias, José
Perani, Letícia
Timponi, Raquel
Maia, Alessandra
author_role author
author2 Messias, José
Perani, Letícia
Timponi, Raquel
Maia, Alessandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regis, Fátima
Messias, José
Perani, Letícia
Timponi, Raquel
Maia, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Radical mediation
Teaching and Learning
Enaction
Affect Theory
Ludic Theory
Mediação radical
Ensino-aprendizagem
Cognição atuada
Afetos
Lúdico
topic Radical mediation
Teaching and Learning
Enaction
Affect Theory
Ludic Theory
Mediação radical
Ensino-aprendizagem
Cognição atuada
Afetos
Lúdico
description O artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662
10.34019/1981-4070.2022.v16.35662
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2022.v16.35662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24868
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662/24869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 16 n. 2 (2022); 23-41
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253425078272