Por que repensar o pensamento da comunicação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Fonseca e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20984
Resumo: Problematização, nos estudos da comunicação, dos movimentos a-semióticos e incomunicáveis da sensação que atravessam a imagem do pensamento. É notável a insuficiência da linguagem como um universo de representação que se limita a estabelecer em nossas idéias as mesmas distinções que percebemos haver entre objetos e relações. Antes de se pensar em objeto, em intersubjetividade ou em fenômenos da comunicação, por exemplo, cabe imaginar o pensamento como um “transdutor” entre imagens, performances de memórias, regimes de signos e virtualidades. Por fim, é preciso repensar o pensamento da comunicação para além dos processos comunicacionais ou semiósicos, pois são os encontros com devires incomunicáveis, com o paradoxo, que nos movem e nos “forçam” a pensar criativamente.
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