Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria de Fátima Monte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1299
Resumo: Este artigo realiza a reflexão da relação universidade, conhecimentoe as Tecnologias da Informação e da Comunicação, situando-a no contexto das mudanças ocorridas nos diferentes tempos históricos. Também aborda a sua configuração na Revolução Industrial, em que o trabalho manual era uma categoria central, e na contemporaneidade, com a revolução da microeletrônica, quando o trabalho intelectual passa a ser centralidade. A Revolução Industrial trouxe a invenção de novos artefatos que conduziu ao avanço da imprensa e a luta pela universalização do conhecimento e da informação. A revolução da microeletrônica trouxe com a presença das tecnologias digitais a luta pela universalização e democratização das tecnologias e do conhecimento pela possibilidade de acesso as redes digitais por meio de políticas de infraestrutura e de educação e comunicação. A cultura se torna mercadoria e a relação conhecimento e produção se aprofunda trazendo para interior da universidade pública uma grande contradição: aquela referente à inserção subordinada no processo de produção em geral, como ocorre com qualquer trabalho, no capitalismo, e aquela ligada à função de mediação, pelo fato de se tratar de produção de sentido. A reflexão da função secular da universidade e do conhecimento em um mundo que nos desafia com o espectro da exclusão social são inadiáveis.    
id UNOCHAPO-1_1beed891f2e8e1c18f7983d3c985ab64
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1299
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoMemórias. Docência. Escola. Ensino de história.Este artigo realiza a reflexão da relação universidade, conhecimentoe as Tecnologias da Informação e da Comunicação, situando-a no contexto das mudanças ocorridas nos diferentes tempos históricos. Também aborda a sua configuração na Revolução Industrial, em que o trabalho manual era uma categoria central, e na contemporaneidade, com a revolução da microeletrônica, quando o trabalho intelectual passa a ser centralidade. A Revolução Industrial trouxe a invenção de novos artefatos que conduziu ao avanço da imprensa e a luta pela universalização do conhecimento e da informação. A revolução da microeletrônica trouxe com a presença das tecnologias digitais a luta pela universalização e democratização das tecnologias e do conhecimento pela possibilidade de acesso as redes digitais por meio de políticas de infraestrutura e de educação e comunicação. A cultura se torna mercadoria e a relação conhecimento e produção se aprofunda trazendo para interior da universidade pública uma grande contradição: aquela referente à inserção subordinada no processo de produção em geral, como ocorre com qualquer trabalho, no capitalismo, e aquela ligada à função de mediação, pelo fato de se tratar de produção de sentido. A reflexão da função secular da universidade e do conhecimento em um mundo que nos desafia com o espectro da exclusão social são inadiáveis.    Unochapecó2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/129910.22196/rp.v13i27.1299Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 49-76Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 49-761984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1299/713Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria de Fátima Monte2016-11-25T16:37:54Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1299Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:37:54Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
title Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
spellingShingle Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Lima, Maria de Fátima Monte
Memórias. Docência. Escola. Ensino de história.
title_short Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_full Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_fullStr Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_full_unstemmed Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_sort Repensando a Universidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
author Lima, Maria de Fátima Monte
author_facet Lima, Maria de Fátima Monte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Monte
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias. Docência. Escola. Ensino de história.
topic Memórias. Docência. Escola. Ensino de história.
description Este artigo realiza a reflexão da relação universidade, conhecimentoe as Tecnologias da Informação e da Comunicação, situando-a no contexto das mudanças ocorridas nos diferentes tempos históricos. Também aborda a sua configuração na Revolução Industrial, em que o trabalho manual era uma categoria central, e na contemporaneidade, com a revolução da microeletrônica, quando o trabalho intelectual passa a ser centralidade. A Revolução Industrial trouxe a invenção de novos artefatos que conduziu ao avanço da imprensa e a luta pela universalização do conhecimento e da informação. A revolução da microeletrônica trouxe com a presença das tecnologias digitais a luta pela universalização e democratização das tecnologias e do conhecimento pela possibilidade de acesso as redes digitais por meio de políticas de infraestrutura e de educação e comunicação. A cultura se torna mercadoria e a relação conhecimento e produção se aprofunda trazendo para interior da universidade pública uma grande contradição: aquela referente à inserção subordinada no processo de produção em geral, como ocorre com qualquer trabalho, no capitalismo, e aquela ligada à função de mediação, pelo fato de se tratar de produção de sentido. A reflexão da função secular da universidade e do conhecimento em um mundo que nos desafia com o espectro da exclusão social são inadiáveis.    
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1299
10.22196/rp.v13i27.1299
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1299
identifier_str_mv 10.22196/rp.v13i27.1299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1299/713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 49-76
Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 49-76
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992146161664