Allegations regarding Sherry Pie: circulation effect’s on RuPaul’s Drag Race
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
DOI: | 10.34019/1981-4070.2024.v18.40379 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40379 |
Resumo: | Analisam-se, neste artigo, os fluxos inaugurados pela publicação de um depoimento de uma das vítimas de Sherry Pie, drag queen acusada de catfishing e participante da décima segunda temporada do reality show RuPaul’s Drag Race. Examina-se a processualidade do caso e como se elabora um circuito-ambiente, articulado interacionalmente através de processos circulatórios. Orientados pelas epistemologias da midiatização, o ponto de partida de observação será aquilo que se desloca em fluxos, atentando para as operações envolvidas no “fazer circular” do caso. O ponto inicial é a inscrição do depoimento de uma das vítimas nas redes digitais que, ao ingressar em coletivos de fãs do programa e ser reportado por portais jornalísticos e de entretenimento, ganha visibilidade e afeta as gramáticas do próprio reality show. Observa-se a questão da extimidade nas redes e como, ao circular, o caso vai gerando desdobramentos. O programa articula estratégias de resposta, como a mostra de um aviso que antecede a exibição do programa, além de uma reedição audiovisual de toda a temporada. A tensão constituída em torno das denúncias evidencia modos de interação entre o programa e as audiências ordenados também pelas respostas que os públicos manifestavam, sobretudo nas redes digitais. |
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Allegations regarding Sherry Pie: circulation effect’s on RuPaul’s Drag RaceDenúncias sobre Sherry Pie: efeitos da circulação em RuPaul’s Drag RaceRuPaul's Drag RaceDrag queenMidiatizaçãoCirculaçãoReality showAnalisam-se, neste artigo, os fluxos inaugurados pela publicação de um depoimento de uma das vítimas de Sherry Pie, drag queen acusada de catfishing e participante da décima segunda temporada do reality show RuPaul’s Drag Race. Examina-se a processualidade do caso e como se elabora um circuito-ambiente, articulado interacionalmente através de processos circulatórios. Orientados pelas epistemologias da midiatização, o ponto de partida de observação será aquilo que se desloca em fluxos, atentando para as operações envolvidas no “fazer circular” do caso. O ponto inicial é a inscrição do depoimento de uma das vítimas nas redes digitais que, ao ingressar em coletivos de fãs do programa e ser reportado por portais jornalísticos e de entretenimento, ganha visibilidade e afeta as gramáticas do próprio reality show. Observa-se a questão da extimidade nas redes e como, ao circular, o caso vai gerando desdobramentos. O programa articula estratégias de resposta, como a mostra de um aviso que antecede a exibição do programa, além de uma reedição audiovisual de toda a temporada. A tensão constituída em torno das denúncias evidencia modos de interação entre o programa e as audiências ordenados também pelas respostas que os públicos manifestavam, sobretudo nas redes digitais.Universidade Federal de Juiz de Fora2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/4037910.34019/1981-4070.2024.v18.40379Lumina; v. 18 n. 1 (2024); 90-1091981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40379/27387https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40379/27425Copyright (c) 2024 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess Godoi, Rodrigo Duarte Bueno de2024-04-30T18:34:44Zoai:periodicos.ufjf.br:article/40379Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2024-04-30T18:34:44Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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