Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Luíza Beatriz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395
Resumo: Jean-Luc Godard fez cinco curtas-metragens nos anos 1950: Operação concreto (Opération béton, 1954), Uma mulher faceira (Une femme coquette, 1955), Charlotte e Véronique: todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique: tous les garçons s´appellent Patrick, 1957), Charlotte e seu namorado (Charlotte et son Jules, 1959), além de Uma história de água (Une histoire d´eau), filmado por Truffaut em 1958 e montado por Godard posteriormente. Por meio da identificação das peças musicais e de análise fílmica das relações da música com as imagens e com os outros sons, objetivamos ressaltar aspectos formais da distribuição dos trechos musicais ao longo desses filmes, além de associações de significados. Observamos, assim, várias características importantes da obra posterior de Godard já presentes nesses curtas: o uso de peças preexistentes do repertório clássico, como as de Beethoven, compositor prevalente ao longo de toda a obra do diretor; a repetição da mesma música num só filme e/ou o retorno das mesmas peças musicais em filmes distintos, com o reaproveitamento constante de materiais ao longo da obra; a fragmentação da música em pontos não usuais, causando estranhamento no espectador; a presença de um comentário over verborrágico.
id UFJF-4_6bf6e48548a76b5fffae297302d42021
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/27395
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’sMúsica e som nos curtas-metragens de Jean-Luc Godard dos anos 1950Jean-Luc GodardCurta-MetragemMúsicaSomAnálise FílmicaJean-Luc Godard fez cinco curtas-metragens nos anos 1950: Operação concreto (Opération béton, 1954), Uma mulher faceira (Une femme coquette, 1955), Charlotte e Véronique: todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique: tous les garçons s´appellent Patrick, 1957), Charlotte e seu namorado (Charlotte et son Jules, 1959), além de Uma história de água (Une histoire d´eau), filmado por Truffaut em 1958 e montado por Godard posteriormente. Por meio da identificação das peças musicais e de análise fílmica das relações da música com as imagens e com os outros sons, objetivamos ressaltar aspectos formais da distribuição dos trechos musicais ao longo desses filmes, além de associações de significados. Observamos, assim, várias características importantes da obra posterior de Godard já presentes nesses curtas: o uso de peças preexistentes do repertório clássico, como as de Beethoven, compositor prevalente ao longo de toda a obra do diretor; a repetição da mesma música num só filme e/ou o retorno das mesmas peças musicais em filmes distintos, com o reaproveitamento constante de materiais ao longo da obra; a fragmentação da música em pontos não usuais, causando estranhamento no espectador; a presença de um comentário over verborrágico.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2739510.34019/1981-4070.2021.v15.27395Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 63-781981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22471https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22497Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz2021-05-05T23:22:06Zoai:periodicos.ufjf.br:article/27395Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-05-05T23:22:06Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
Música e som nos curtas-metragens de Jean-Luc Godard dos anos 1950
title Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
spellingShingle Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
Alvim, Luíza Beatriz
Jean-Luc Godard
Curta-Metragem
Música
Som
Análise Fílmica
title_short Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
title_full Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
title_fullStr Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
title_full_unstemmed Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
title_sort Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
author Alvim, Luíza Beatriz
author_facet Alvim, Luíza Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Luíza Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Jean-Luc Godard
Curta-Metragem
Música
Som
Análise Fílmica
topic Jean-Luc Godard
Curta-Metragem
Música
Som
Análise Fílmica
description Jean-Luc Godard fez cinco curtas-metragens nos anos 1950: Operação concreto (Opération béton, 1954), Uma mulher faceira (Une femme coquette, 1955), Charlotte e Véronique: todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique: tous les garçons s´appellent Patrick, 1957), Charlotte e seu namorado (Charlotte et son Jules, 1959), além de Uma história de água (Une histoire d´eau), filmado por Truffaut em 1958 e montado por Godard posteriormente. Por meio da identificação das peças musicais e de análise fílmica das relações da música com as imagens e com os outros sons, objetivamos ressaltar aspectos formais da distribuição dos trechos musicais ao longo desses filmes, além de associações de significados. Observamos, assim, várias características importantes da obra posterior de Godard já presentes nesses curtas: o uso de peças preexistentes do repertório clássico, como as de Beethoven, compositor prevalente ao longo de toda a obra do diretor; a repetição da mesma música num só filme e/ou o retorno das mesmas peças musicais em filmes distintos, com o reaproveitamento constante de materiais ao longo da obra; a fragmentação da música em pontos não usuais, causando estranhamento no espectador; a presença de um comentário over verborrágico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395
10.34019/1981-4070.2021.v15.27395
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2021.v15.27395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22471
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 63-78
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255450927104