Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395 |
Resumo: | Jean-Luc Godard fez cinco curtas-metragens nos anos 1950: Operação concreto (Opération béton, 1954), Uma mulher faceira (Une femme coquette, 1955), Charlotte e Véronique: todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique: tous les garçons s´appellent Patrick, 1957), Charlotte e seu namorado (Charlotte et son Jules, 1959), além de Uma história de água (Une histoire d´eau), filmado por Truffaut em 1958 e montado por Godard posteriormente. Por meio da identificação das peças musicais e de análise fílmica das relações da música com as imagens e com os outros sons, objetivamos ressaltar aspectos formais da distribuição dos trechos musicais ao longo desses filmes, além de associações de significados. Observamos, assim, várias características importantes da obra posterior de Godard já presentes nesses curtas: o uso de peças preexistentes do repertório clássico, como as de Beethoven, compositor prevalente ao longo de toda a obra do diretor; a repetição da mesma música num só filme e/ou o retorno das mesmas peças musicais em filmes distintos, com o reaproveitamento constante de materiais ao longo da obra; a fragmentação da música em pontos não usuais, causando estranhamento no espectador; a presença de um comentário over verborrágico. |
id |
UFJF-4_6bf6e48548a76b5fffae297302d42021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/27395 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’sMúsica e som nos curtas-metragens de Jean-Luc Godard dos anos 1950Jean-Luc GodardCurta-MetragemMúsicaSomAnálise FílmicaJean-Luc Godard fez cinco curtas-metragens nos anos 1950: Operação concreto (Opération béton, 1954), Uma mulher faceira (Une femme coquette, 1955), Charlotte e Véronique: todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique: tous les garçons s´appellent Patrick, 1957), Charlotte e seu namorado (Charlotte et son Jules, 1959), além de Uma história de água (Une histoire d´eau), filmado por Truffaut em 1958 e montado por Godard posteriormente. Por meio da identificação das peças musicais e de análise fílmica das relações da música com as imagens e com os outros sons, objetivamos ressaltar aspectos formais da distribuição dos trechos musicais ao longo desses filmes, além de associações de significados. Observamos, assim, várias características importantes da obra posterior de Godard já presentes nesses curtas: o uso de peças preexistentes do repertório clássico, como as de Beethoven, compositor prevalente ao longo de toda a obra do diretor; a repetição da mesma música num só filme e/ou o retorno das mesmas peças musicais em filmes distintos, com o reaproveitamento constante de materiais ao longo da obra; a fragmentação da música em pontos não usuais, causando estranhamento no espectador; a presença de um comentário over verborrágico.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2739510.34019/1981-4070.2021.v15.27395Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 63-781981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22471https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22497Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luíza Beatriz2021-05-05T23:22:06Zoai:periodicos.ufjf.br:article/27395Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-05-05T23:22:06Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s Música e som nos curtas-metragens de Jean-Luc Godard dos anos 1950 |
title |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s |
spellingShingle |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s Alvim, Luíza Beatriz Jean-Luc Godard Curta-Metragem Música Som Análise Fílmica |
title_short |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s |
title_full |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s |
title_fullStr |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s |
title_full_unstemmed |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s |
title_sort |
Music and sound in the short films by Jean-Luc Godard of the 1950’s |
author |
Alvim, Luíza Beatriz |
author_facet |
Alvim, Luíza Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Luíza Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jean-Luc Godard Curta-Metragem Música Som Análise Fílmica |
topic |
Jean-Luc Godard Curta-Metragem Música Som Análise Fílmica |
description |
Jean-Luc Godard fez cinco curtas-metragens nos anos 1950: Operação concreto (Opération béton, 1954), Uma mulher faceira (Une femme coquette, 1955), Charlotte e Véronique: todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique: tous les garçons s´appellent Patrick, 1957), Charlotte e seu namorado (Charlotte et son Jules, 1959), além de Uma história de água (Une histoire d´eau), filmado por Truffaut em 1958 e montado por Godard posteriormente. Por meio da identificação das peças musicais e de análise fílmica das relações da música com as imagens e com os outros sons, objetivamos ressaltar aspectos formais da distribuição dos trechos musicais ao longo desses filmes, além de associações de significados. Observamos, assim, várias características importantes da obra posterior de Godard já presentes nesses curtas: o uso de peças preexistentes do repertório clássico, como as de Beethoven, compositor prevalente ao longo de toda a obra do diretor; a repetição da mesma música num só filme e/ou o retorno das mesmas peças musicais em filmes distintos, com o reaproveitamento constante de materiais ao longo da obra; a fragmentação da música em pontos não usuais, causando estranhamento no espectador; a presença de um comentário over verborrágico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395 10.34019/1981-4070.2021.v15.27395 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2021.v15.27395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22471 https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/27395/22497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 63-78 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675255450927104 |