Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Gibran da Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974
Resumo: Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial darealidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por nãotomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz estaquestão para o panorama atual da cultura por meio de textos deFredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta DavidLynch.
id UFJF-4_846138b4f256faf8f59c0e8bb8a883ce
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/20974
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneosurrealismocinema contemporâneosubjetividadeEste artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial darealidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por nãotomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz estaquestão para o panorama atual da cultura por meio de textos deFredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta DavidLynch.Universidade Federal de Juiz de Fora2008-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2097410.34019/1981-4070.2008.v2.20974Lumina; v. 2 n. 1 (2008)1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974/11349Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessBento, Gibran da Rocha2019-02-16T14:02:04Zoai:periodicos.ufjf.br:article/20974Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:04Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
title Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
spellingShingle Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
Bento, Gibran da Rocha
surrealismo
cinema contemporâneo
subjetividade
title_short Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
title_full Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
title_fullStr Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
title_full_unstemmed Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
title_sort Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
author Bento, Gibran da Rocha
author_facet Bento, Gibran da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Gibran da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv surrealismo
cinema contemporâneo
subjetividade
topic surrealismo
cinema contemporâneo
subjetividade
description Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial darealidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por nãotomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz estaquestão para o panorama atual da cultura por meio de textos deFredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta DavidLynch.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974
10.34019/1981-4070.2008.v2.20974
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2008.v2.20974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974/11349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 2 n. 1 (2008)
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253503721472