Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Gibran da Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/186
Resumo: Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Emcontraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo comoalienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial darealidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por nãotomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz estaquestão para o panorama atual da cultura por meio de textos deFredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta DavidLynch.
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