Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar. |
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Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar. |
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