Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Gabriela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sigiliano, Daiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075
Resumo: Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar. 
id UFJF-4_a553acc9477dc1eab41a5652c12a3b07
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21075
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TVsocial TVcultura participativaconvergência midiática.Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar. Universidade Federal de Juiz de Fora2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2107510.34019/1981-4070.2013.v7.21075Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075/11450Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, GabrielaSigiliano, Daiana2019-02-16T14:02:19Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21075Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:19Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
title Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
spellingShingle Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
Borges, Gabriela
social TV
cultura participativa
convergência midiática.
title_short Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
title_full Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
title_fullStr Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
title_full_unstemmed Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
title_sort Ciber-watercooler no Oscar: Discussões sobre a Social TV
author Borges, Gabriela
author_facet Borges, Gabriela
Sigiliano, Daiana
author_role author
author2 Sigiliano, Daiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Gabriela
Sigiliano, Daiana
dc.subject.por.fl_str_mv social TV
cultura participativa
convergência midiática.
topic social TV
cultura participativa
convergência midiática.
description Este artigo pretende discutir as novas relações de produção e consumo que começam a ser estabelecidas a partir do fenômeno da Social TV. Após diversos autores terem clamado pelo fim da TV (Machado, 2011), a social TV se configura como uma nova forma de produção e consumo que justamente resgata a appointment television, que é uma das principais características da televisão como a conhecemos desde os seus primórdios. Tendo como base a reflexão sobre a cultura da convergência, que prima pelas relações sociais estabelecidas em rede e é sustentada pela economia afetiva, nas palavras de Jenkins (2008), este artigo tem o intuito de problematizar, a partir das novas interações que ocorrem na chamada Social TV, as diferentes atuações presentes na cultura participativa. Neste sentido, procuraremos refletir sobre as características e as potencialidades da social TV neste cenário de convergência apresentando um estudo de caso sobre o tweet mais compartilhado da história durante a 86ª edição do Oscar. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075
10.34019/1981-4070.2013.v7.21075
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2013.v7.21075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21075/11450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253975580672