The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva de Almeida Pacheco, Daniela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580
Resumo: O objetivo do texto é o de promover uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha eleitoral é evidente.
id UFJF-4_b16fdd54ff42d8d48292dc5c692cc1ae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/29580
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools As transformações nas campanhas eleitorais: Uma reflexão sobre o papel dos partidos políticos e do impacto das novas ferramentas de comunicação Campanha eleitoralPartidos PolíticosRedes SociaisCampanha PermanenteO objetivo do texto é o de promover uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha eleitoral é evidente.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2958010.34019/1981-4070.2021.v15.29580Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 108-1231981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22474https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22500Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva de Almeida Pacheco, DanielaFaustino da Rocha Rodrigues, Wallace 2021-05-05T23:22:06Zoai:periodicos.ufjf.br:article/29580Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-05-05T23:22:06Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
As transformações nas campanhas eleitorais: Uma reflexão sobre o papel dos partidos políticos e do impacto das novas ferramentas de comunicação
title The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
spellingShingle The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
Paiva de Almeida Pacheco, Daniela
Campanha eleitoral
Partidos Políticos
Redes Sociais
Campanha Permanente
title_short The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
title_full The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
title_fullStr The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
title_full_unstemmed The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
title_sort The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
author Paiva de Almeida Pacheco, Daniela
author_facet Paiva de Almeida Pacheco, Daniela
Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace
author_role author
author2 Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva de Almeida Pacheco, Daniela
Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha eleitoral
Partidos Políticos
Redes Sociais
Campanha Permanente
topic Campanha eleitoral
Partidos Políticos
Redes Sociais
Campanha Permanente
description O objetivo do texto é o de promover uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha eleitoral é evidente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580
10.34019/1981-4070.2021.v15.29580
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2021.v15.29580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22474
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 108-123
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255503355904