The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580 |
Resumo: | O objetivo do texto é o de promover uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha eleitoral é evidente. |
id |
UFJF-4_b16fdd54ff42d8d48292dc5c692cc1ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/29580 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools As transformações nas campanhas eleitorais: Uma reflexão sobre o papel dos partidos políticos e do impacto das novas ferramentas de comunicação Campanha eleitoralPartidos PolíticosRedes SociaisCampanha PermanenteO objetivo do texto é o de promover uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha eleitoral é evidente.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2958010.34019/1981-4070.2021.v15.29580Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 108-1231981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22474https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22500Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva de Almeida Pacheco, DanielaFaustino da Rocha Rodrigues, Wallace 2021-05-05T23:22:06Zoai:periodicos.ufjf.br:article/29580Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-05-05T23:22:06Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools As transformações nas campanhas eleitorais: Uma reflexão sobre o papel dos partidos políticos e do impacto das novas ferramentas de comunicação |
title |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools |
spellingShingle |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools Paiva de Almeida Pacheco, Daniela Campanha eleitoral Partidos Políticos Redes Sociais Campanha Permanente |
title_short |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools |
title_full |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools |
title_fullStr |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools |
title_full_unstemmed |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools |
title_sort |
The changes in election campaigns: A reflection on the role of political parties and the impact of new communication tools |
author |
Paiva de Almeida Pacheco, Daniela |
author_facet |
Paiva de Almeida Pacheco, Daniela Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace |
author_role |
author |
author2 |
Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva de Almeida Pacheco, Daniela Faustino da Rocha Rodrigues, Wallace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha eleitoral Partidos Políticos Redes Sociais Campanha Permanente |
topic |
Campanha eleitoral Partidos Políticos Redes Sociais Campanha Permanente |
description |
O objetivo do texto é o de promover uma reflexão sobre a forma como a campanha eleitoral é organizada na atualidade, levando em conta a existência do que é conhecido como campanha permanente. Para tanto, apresenta-se um debate estruturado em dois eixos. O primeiro aborda o papel dos partidos políticos na produção das campanhas. Eles são resgatados em seu potencial de organizadores do processo eleitoral e atores responsáveis pela veiculação da informação política, principalmente em virtude de seu monopólio de representação. O segundo eixo trata da disputa em torno da construção e desconstrução das imagens dos partidos e candidatos e da definição dos issues de campanha, redimensionada pela utilização das redes sociais, ainda que não descartada a importância dos meios de comunicação de massas como arena de visibilidade privilegiada. Assim sendo, a questão recai sobre a centralidade e o controle da informação por parte dos atores políticos tradicionais frente à produção e disseminação de conteúdo nas redes sociais. Desse modo, evidencia-se que o controle quanto à difusão das informações torna-se um desafio e o impacto na campanha eleitoral é evidente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580 10.34019/1981-4070.2021.v15.29580 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2021.v15.29580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22474 https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29580/22500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 108-123 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675255503355904 |