A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Hudson
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21080
Resumo: O cinema tem um papel importante na re-apropriação da experiência, e é portanto a mídia que pode nos dar de novo a crença no mundo. É dentro desta discussão sobre a experiência do mundo e do domínio da linguagem, assim como a experiência espectatorial cinematográfica que se situa o filme “Pai Patrão” dos irmãos Taviani, onde o personagem Gavino adquire a palavra e se identifica enquanto sujeito da História. No filme, Gavino, ainda pequeno, é confinado por seu pai a permanecer numa fazenda de ovelhas, isolado de sua família e amigos. Excluído do convívio social, ele aprende a viver e a interagir com a natureza e os animais. O filme se baseia na história verídica do professor de lingüística, Gavino Ledda, que também participa do filme. Assim, através da técnica audiovisual do cinema, o professor pode contar de outra maneira sua história e ao mesmo tempo dela fazer parte. O cinema se torna assim o terreno do possível, a imagem em potência para transmitir a experiência. Será que ele consegue passar essa experiência em imagens? Ou, em palavras? Estas são as questões principais do filme: o devir da imagem cinematográfica, o cinema como a mídia provinda da modernidade, mas capaz de contar uma história, de transmitir a experiência, dentro do campo do ter experiência, como descreve Giorgio Agamben. Ou, o cinema está também dentro desta incapacidade da técnica, mais precisamente, a de ter acesso ao mundo?
id UFJF-4_b579c11cf2f764017e364147c13c9039
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21080
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio TavianiPaolo e Vittorio TavianicinemaexperiênciaPai PatrãoO cinema tem um papel importante na re-apropriação da experiência, e é portanto a mídia que pode nos dar de novo a crença no mundo. É dentro desta discussão sobre a experiência do mundo e do domínio da linguagem, assim como a experiência espectatorial cinematográfica que se situa o filme “Pai Patrão” dos irmãos Taviani, onde o personagem Gavino adquire a palavra e se identifica enquanto sujeito da História. No filme, Gavino, ainda pequeno, é confinado por seu pai a permanecer numa fazenda de ovelhas, isolado de sua família e amigos. Excluído do convívio social, ele aprende a viver e a interagir com a natureza e os animais. O filme se baseia na história verídica do professor de lingüística, Gavino Ledda, que também participa do filme. Assim, através da técnica audiovisual do cinema, o professor pode contar de outra maneira sua história e ao mesmo tempo dela fazer parte. O cinema se torna assim o terreno do possível, a imagem em potência para transmitir a experiência. Será que ele consegue passar essa experiência em imagens? Ou, em palavras? Estas são as questões principais do filme: o devir da imagem cinematográfica, o cinema como a mídia provinda da modernidade, mas capaz de contar uma história, de transmitir a experiência, dentro do campo do ter experiência, como descreve Giorgio Agamben. Ou, o cinema está também dentro desta incapacidade da técnica, mais precisamente, a de ter acesso ao mundo?Universidade Federal de Juiz de Fora2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2108010.34019/1981-4070.2013.v7.21080Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21080/11455Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Hudson2019-02-16T14:02:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21080Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:20Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
title A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
spellingShingle A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
Moura, Hudson
Paolo e Vittorio Taviani
cinema
experiência
Pai Patrão
title_short A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
title_full A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
title_fullStr A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
title_full_unstemmed A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
title_sort A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
author Moura, Hudson
author_facet Moura, Hudson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Hudson
dc.subject.por.fl_str_mv Paolo e Vittorio Taviani
cinema
experiência
Pai Patrão
topic Paolo e Vittorio Taviani
cinema
experiência
Pai Patrão
description O cinema tem um papel importante na re-apropriação da experiência, e é portanto a mídia que pode nos dar de novo a crença no mundo. É dentro desta discussão sobre a experiência do mundo e do domínio da linguagem, assim como a experiência espectatorial cinematográfica que se situa o filme “Pai Patrão” dos irmãos Taviani, onde o personagem Gavino adquire a palavra e se identifica enquanto sujeito da História. No filme, Gavino, ainda pequeno, é confinado por seu pai a permanecer numa fazenda de ovelhas, isolado de sua família e amigos. Excluído do convívio social, ele aprende a viver e a interagir com a natureza e os animais. O filme se baseia na história verídica do professor de lingüística, Gavino Ledda, que também participa do filme. Assim, através da técnica audiovisual do cinema, o professor pode contar de outra maneira sua história e ao mesmo tempo dela fazer parte. O cinema se torna assim o terreno do possível, a imagem em potência para transmitir a experiência. Será que ele consegue passar essa experiência em imagens? Ou, em palavras? Estas são as questões principais do filme: o devir da imagem cinematográfica, o cinema como a mídia provinda da modernidade, mas capaz de contar uma história, de transmitir a experiência, dentro do campo do ter experiência, como descreve Giorgio Agamben. Ou, o cinema está também dentro desta incapacidade da técnica, mais precisamente, a de ter acesso ao mundo?
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21080
10.34019/1981-4070.2013.v7.21080
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21080
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2013.v7.21080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21080/11455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 7 n. 2 (2013): Dossiê Televisão e Interatividade
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253980823552