“Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Agnes Francine de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28251
Resumo: Os estudos no campo da Comunicação sempre dialogaram com outras disciplinas, especialmente Ciências Sociais, Filosofia e Linguística. Nos últimos anos, vem despontando o interesse pelo diálogo com mais uma área, a História, indo desde a Teoria da História até a História oral. Assim, conceitos como tempo, historicidade, temporalidade, memória e história oral de vida passaram a transitar em pesquisas da Comunicação. A entrevista a seguir explora algumas possibilidades desse diálogo, ao mesmo tempo em que introduz o pesquisador da Comunicação a premissas da História oral, que tem uma peculiar proximidade com o Jornalismo pela centralidade da entrevista. A nossa conversa foi com o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, professor titular aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo e atualmente professor da Unigranrio. Autor de mais de uma centena de trabalhos - entre livros, capítulos e artigos – e orientador de mais de uma centena de pesquisas de mestrado e doutorado, Meihy está entre os pesquisadores brasileiros que mais contribuíram para o avanço das pesquisas em História oral. Ele nos fala de temas como características da memória de expressão oral, aspectos balizadores da relação entre oralistas e os seus entrevistados e dos riscos de associações apressadas entre memória e identidade. Para os que confundem História oral com a realização de entrevistas, ele alerta: “Não é apenas o ato de entrevistar que matiza a História oral. [...] O que marca o projeto de História oral é a organização de entrevistas que se encaminham para exames mnemônicos específicos.”  
id UFJF-4_c3ff0fd890d562e0717f2563dcb2aa7f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/28251
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy"A memória é a matéria essencial das entrevistas”: Entrevista com José Carlos Sebe Bom MeihyHistória OralMemóriaEntrevistaHistóriaHistórias de VidaOs estudos no campo da Comunicação sempre dialogaram com outras disciplinas, especialmente Ciências Sociais, Filosofia e Linguística. Nos últimos anos, vem despontando o interesse pelo diálogo com mais uma área, a História, indo desde a Teoria da História até a História oral. Assim, conceitos como tempo, historicidade, temporalidade, memória e história oral de vida passaram a transitar em pesquisas da Comunicação. A entrevista a seguir explora algumas possibilidades desse diálogo, ao mesmo tempo em que introduz o pesquisador da Comunicação a premissas da História oral, que tem uma peculiar proximidade com o Jornalismo pela centralidade da entrevista. A nossa conversa foi com o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, professor titular aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo e atualmente professor da Unigranrio. Autor de mais de uma centena de trabalhos - entre livros, capítulos e artigos – e orientador de mais de uma centena de pesquisas de mestrado e doutorado, Meihy está entre os pesquisadores brasileiros que mais contribuíram para o avanço das pesquisas em História oral. Ele nos fala de temas como características da memória de expressão oral, aspectos balizadores da relação entre oralistas e os seus entrevistados e dos riscos de associações apressadas entre memória e identidade. Para os que confundem História oral com a realização de entrevistas, ele alerta: “Não é apenas o ato de entrevistar que matiza a História oral. [...] O que marca o projeto de História oral é a organização de entrevistas que se encaminham para exames mnemônicos específicos.”  Universidade Federal de Juiz de Fora2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2825110.34019/1981-4070.2020.v14.28251Lumina; v. 14 n. 3 (2020); 213-2261981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28251/21874Copyright (c) 2020 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano, Agnes Francine de Carvalho2021-04-30T03:28:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/28251Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-04-30T03:28:27Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
"A memória é a matéria essencial das entrevistas”: Entrevista com José Carlos Sebe Bom Meihy
title “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
spellingShingle “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
Mariano, Agnes Francine de Carvalho
História Oral
Memória
Entrevista
História
Histórias de Vida
title_short “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
title_full “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
title_fullStr “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
title_full_unstemmed “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
title_sort “Memory is the essential material of the interviews”: Interview with José Carlos Sebe Bom Meihy
author Mariano, Agnes Francine de Carvalho
author_facet Mariano, Agnes Francine de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Agnes Francine de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv História Oral
Memória
Entrevista
História
Histórias de Vida
topic História Oral
Memória
Entrevista
História
Histórias de Vida
description Os estudos no campo da Comunicação sempre dialogaram com outras disciplinas, especialmente Ciências Sociais, Filosofia e Linguística. Nos últimos anos, vem despontando o interesse pelo diálogo com mais uma área, a História, indo desde a Teoria da História até a História oral. Assim, conceitos como tempo, historicidade, temporalidade, memória e história oral de vida passaram a transitar em pesquisas da Comunicação. A entrevista a seguir explora algumas possibilidades desse diálogo, ao mesmo tempo em que introduz o pesquisador da Comunicação a premissas da História oral, que tem uma peculiar proximidade com o Jornalismo pela centralidade da entrevista. A nossa conversa foi com o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, professor titular aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo e atualmente professor da Unigranrio. Autor de mais de uma centena de trabalhos - entre livros, capítulos e artigos – e orientador de mais de uma centena de pesquisas de mestrado e doutorado, Meihy está entre os pesquisadores brasileiros que mais contribuíram para o avanço das pesquisas em História oral. Ele nos fala de temas como características da memória de expressão oral, aspectos balizadores da relação entre oralistas e os seus entrevistados e dos riscos de associações apressadas entre memória e identidade. Para os que confundem História oral com a realização de entrevistas, ele alerta: “Não é apenas o ato de entrevistar que matiza a História oral. [...] O que marca o projeto de História oral é a organização de entrevistas que se encaminham para exames mnemônicos específicos.”  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28251
10.34019/1981-4070.2020.v14.28251
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28251
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2020.v14.28251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28251/21874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 14 n. 3 (2020); 213-226
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255470850048