Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Adriana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa, Camila, Polivanov, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
DOI: 10.34019/1981-4070.2015.v9.21219
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21219
Resumo: O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo.
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