Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
DOI: | 10.34019/1981-4070.2015.v9.21219 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21219 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo. |
id |
UFJF-4_c91714bad1a48a1dd54fb0ce672209f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/21219 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
spelling |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebooksubculturasre(a)presentaçãoautoironiaFacebookGótica Desanimada.O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo.Universidade Federal de Juiz de Fora2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2121910.34019/1981-4070.2015.v9.21219Lumina; v. 9 n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidade1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21219/11540Copyright (c) 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, AdrianaBarbosa, CamilaPolivanov, Beatriz2019-02-16T14:03:11Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21219Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:03:11Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
title |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
spellingShingle |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook Amaral, Adriana subculturas re(a)presentação autoironia Gótica Desanimada. Amaral, Adriana subculturas re(a)presentação autoironia Gótica Desanimada. |
title_short |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
title_full |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
title_fullStr |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
title_full_unstemmed |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
title_sort |
Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook |
author |
Amaral, Adriana |
author_facet |
Amaral, Adriana Amaral, Adriana Barbosa, Camila Polivanov, Beatriz Barbosa, Camila Polivanov, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Camila Polivanov, Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Adriana Barbosa, Camila Polivanov, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
subculturas re(a)presentação autoironia Gótica Desanimada. |
topic |
subculturas re(a)presentação autoironia Gótica Desanimada. |
description |
O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21219 10.34019/1981-4070.2015.v9.21219 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21219 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2015.v9.21219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21219/11540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 9 n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidade 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1822181129254338561 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34019/1981-4070.2015.v9.21219 |