Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/481 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo. |
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Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebooksubculturas; re(a)presentação; autoironia; Facebook; Gótica Desanimada.O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo.LuminaAmaral, AdrianaBarbosa, CamilaPolivanov, Beatriz2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/481Lumina; v. 9, n. 2 (2015): Dossiê Intermidialidadee-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/481/399Direitos autorais 2015 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:40Zmail@mail.com - |
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O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo. |
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O artigo tem como objetivo debater sobre a re(a)presentação de uma subcultura, a partir da noção de autoironia, em sites de rede social. Abordamos como os góticos têm sido pautados pela fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook para refletimos sobre a força do humor em associação com uma subcultura no contexto digital. Tal discussão se ancora em quatro vetores principais a partir da análise qualitativa das postagens, com especial atenção aos memes da referida fanpage. Tais vetores dizem respeito: a) ao comportamento e aos modos de expressão, b) às roupas e ao vestuário, c) às bandas/grupos e personagens da cena e d) aos filmes/TV relacionados ao Gótico. A partir da análise exploratória, percebemos que a autoironia tanto reforça estereótipos desta subcultura como auxilia a desconstruí-los – quando mostra atravessamentos com outras culturas e produtos midiáticos, por exemplo. |
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