Journalism education at cybernetic times: BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Raquel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sodré, Muniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21014
Resumo: Apesar das tradicionais diferenças expressivas entre os diversos dispositivos da mídia tradicional (jornal, revista, rádio e televisão), permaneceu inalterado o modelo da comunicação massiva, em que o poder de difusão fica basicamente em mãos do jornalista empregado pela organização de mídia, cuja lógica de trabalho “negocia” com as representações e as expectativas do grande público receptor. A educação tradicional do jornalista acompanha este modelo dito de newsmaking, em que os gatekeepers (os “porteiros”) selecionam e filtram os acontecimentos para os receptores. É uma educação eticamente garantida por valores relativos à credibilidade, que pode ser considerada a pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal.  
id UFJF-4_e40b300cc96adc8635c0fbfb528bf632
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21014
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Journalism education at cybernetic times: BRASILnewsmakingjornalismoeducaçãoApesar das tradicionais diferenças expressivas entre os diversos dispositivos da mídia tradicional (jornal, revista, rádio e televisão), permaneceu inalterado o modelo da comunicação massiva, em que o poder de difusão fica basicamente em mãos do jornalista empregado pela organização de mídia, cuja lógica de trabalho “negocia” com as representações e as expectativas do grande público receptor. A educação tradicional do jornalista acompanha este modelo dito de newsmaking, em que os gatekeepers (os “porteiros”) selecionam e filtram os acontecimentos para os receptores. É uma educação eticamente garantida por valores relativos à credibilidade, que pode ser considerada a pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal.  Universidade Federal de Juiz de Fora2012-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2101410.34019/1981-4070.2012.v6.21014Lumina; v. 6 n. 2 (2012)1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21014/11389Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, RaquelSodré, Muniz2019-02-16T14:02:10Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21014Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:10Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Journalism education at cybernetic times: BRASIL
title Journalism education at cybernetic times: BRASIL
spellingShingle Journalism education at cybernetic times: BRASIL
Paiva, Raquel
newsmaking
jornalismo
educação
title_short Journalism education at cybernetic times: BRASIL
title_full Journalism education at cybernetic times: BRASIL
title_fullStr Journalism education at cybernetic times: BRASIL
title_full_unstemmed Journalism education at cybernetic times: BRASIL
title_sort Journalism education at cybernetic times: BRASIL
author Paiva, Raquel
author_facet Paiva, Raquel
Sodré, Muniz
author_role author
author2 Sodré, Muniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Raquel
Sodré, Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv newsmaking
jornalismo
educação
topic newsmaking
jornalismo
educação
description Apesar das tradicionais diferenças expressivas entre os diversos dispositivos da mídia tradicional (jornal, revista, rádio e televisão), permaneceu inalterado o modelo da comunicação massiva, em que o poder de difusão fica basicamente em mãos do jornalista empregado pela organização de mídia, cuja lógica de trabalho “negocia” com as representações e as expectativas do grande público receptor. A educação tradicional do jornalista acompanha este modelo dito de newsmaking, em que os gatekeepers (os “porteiros”) selecionam e filtram os acontecimentos para os receptores. É uma educação eticamente garantida por valores relativos à credibilidade, que pode ser considerada a pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21014
10.34019/1981-4070.2012.v6.21014
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21014
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2012.v6.21014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21014/11389
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 6 n. 2 (2012)
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253905326080