Journalism education at cybernetic times: BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Raquel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sodré, Muniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/226
Resumo: Apesar das tradicionais diferenças expressivas entre os diversos dispositivos da mídia tradicional (jornal, revista, rádio e televisão), permaneceu inalterado o modelo da comunicação massiva, em que o poder de difusão fica basicamente em mãos do jornalista empregado pela organização de mídia, cuja lógica de trabalho “negocia” com as representações e as expectativas do grande público receptor. A educação tradicional do jornalista acompanha este modelo dito de newsmaking, em que os gatekeepers (os “porteiros”) selecionam e filtram os acontecimentos para os receptores. É uma educação eticamente garantida por valores relativos à credibilidade, que pode ser considerada a pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal.  
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