Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860 |
Resumo: | Este artigo analisa as estratégias discursivas que colaboraram para a continuidade da polarização PT x PSDB em 2014. Partindo do pressuposto de que as propagandas televisivas contribuem para o resultado eleitoral, indagamos: como os anúncios veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral buscaram convencer o eleitorado brasileiro de que ainda era melhor optar por PT e PSDB? A hipótese proposta é que as estratégias tentaram aproximar Dilma e Aécio do anseio de mudança presente na sociedade brasileira desde “o junho de 2013”. O corpus do estudo são os programas do HGPE noturno. A metodologia utilizada foi a da análise do discurso francesa, combinada à matriz de codificação de García Beaudoux e D’adamo (2013) para a análise de campanhas negativas. Concluímos que PT e PSDB apresentaram distintos significados de mudança, mostrando a possibilidade de uma “terceira via” como duvidosa, incerta e perigosa. Para a propaganda negativa, as legendas convergiram em uma tática de “identificação contaminante”. Relacionando a candidata Marina Silva ora com o PT, ora com o PSDB, apontaram que as siglas não eram obsoletas e que era mais seguro optar por um de seus representantes. |
id |
UFJF-4_f0427f8a36f40d1ed40f37b20aa45ba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31860 |
network_acronym_str |
UFJF-4 |
network_name_str |
Revista Lumina |
repository_id_str |
|
spelling |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential electionCampanha negativa e estratégias do medo: a mudança na eleição presidencial de 2014Presidential electionsElection campaignsElection 2014PTPSDBCampanha NegativaEleição 2014PolarizaçãoPTPSDBEste artigo analisa as estratégias discursivas que colaboraram para a continuidade da polarização PT x PSDB em 2014. Partindo do pressuposto de que as propagandas televisivas contribuem para o resultado eleitoral, indagamos: como os anúncios veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral buscaram convencer o eleitorado brasileiro de que ainda era melhor optar por PT e PSDB? A hipótese proposta é que as estratégias tentaram aproximar Dilma e Aécio do anseio de mudança presente na sociedade brasileira desde “o junho de 2013”. O corpus do estudo são os programas do HGPE noturno. A metodologia utilizada foi a da análise do discurso francesa, combinada à matriz de codificação de García Beaudoux e D’adamo (2013) para a análise de campanhas negativas. Concluímos que PT e PSDB apresentaram distintos significados de mudança, mostrando a possibilidade de uma “terceira via” como duvidosa, incerta e perigosa. Para a propaganda negativa, as legendas convergiram em uma tática de “identificação contaminante”. Relacionando a candidata Marina Silva ora com o PT, ora com o PSDB, apontaram que as siglas não eram obsoletas e que era mais seguro optar por um de seus representantes.Universidade Federal de Juiz de Fora2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3186010.34019/1981-4070.2022.v16.31860Lumina; v. 16 n. 1 (2022); 147-1661981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860/24384https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860/24400Copyright (c) 2022 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Joyce Miranda LeãoChaia, VeraAlves, Mércia2022-04-30T03:03:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31860Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2022-04-30T03:03:27Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election Campanha negativa e estratégias do medo: a mudança na eleição presidencial de 2014 |
title |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election |
spellingShingle |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election Martins, Joyce Miranda Leão Presidential elections Election campaigns Election 2014 PT PSDB Campanha Negativa Eleição 2014 Polarização PT PSDB |
title_short |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election |
title_full |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election |
title_fullStr |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election |
title_full_unstemmed |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election |
title_sort |
Negative Campaign and Fear Strategies: the change in the 2014 presidential election |
author |
Martins, Joyce Miranda Leão |
author_facet |
Martins, Joyce Miranda Leão Chaia, Vera Alves, Mércia |
author_role |
author |
author2 |
Chaia, Vera Alves, Mércia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Joyce Miranda Leão Chaia, Vera Alves, Mércia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Presidential elections Election campaigns Election 2014 PT PSDB Campanha Negativa Eleição 2014 Polarização PT PSDB |
topic |
Presidential elections Election campaigns Election 2014 PT PSDB Campanha Negativa Eleição 2014 Polarização PT PSDB |
description |
Este artigo analisa as estratégias discursivas que colaboraram para a continuidade da polarização PT x PSDB em 2014. Partindo do pressuposto de que as propagandas televisivas contribuem para o resultado eleitoral, indagamos: como os anúncios veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral buscaram convencer o eleitorado brasileiro de que ainda era melhor optar por PT e PSDB? A hipótese proposta é que as estratégias tentaram aproximar Dilma e Aécio do anseio de mudança presente na sociedade brasileira desde “o junho de 2013”. O corpus do estudo são os programas do HGPE noturno. A metodologia utilizada foi a da análise do discurso francesa, combinada à matriz de codificação de García Beaudoux e D’adamo (2013) para a análise de campanhas negativas. Concluímos que PT e PSDB apresentaram distintos significados de mudança, mostrando a possibilidade de uma “terceira via” como duvidosa, incerta e perigosa. Para a propaganda negativa, as legendas convergiram em uma tática de “identificação contaminante”. Relacionando a candidata Marina Silva ora com o PT, ora com o PSDB, apontaram que as siglas não eram obsoletas e que era mais seguro optar por um de seus representantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860 10.34019/1981-4070.2022.v16.31860 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860 |
identifier_str_mv |
10.34019/1981-4070.2022.v16.31860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860/24384 https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/31860/24400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 16 n. 1 (2022); 147-166 1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.lumina@ufjf.br |
_version_ |
1798675255564173312 |