Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santini, Rose Marie
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Salles, Débora, Tucci, Giulia, Estrella, Charbelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086
Resumo: Os “bots políticos” são perfis automatizados programados para atuar nas redes sociais com o objetivo de influenciar as discussões políticas, endossar ou difamar um candidato, disseminar propaganda de campanha, criar ruído no debate público e interferir na formação da opinião dos usuários. Este artigo investiga como essas contas afetaram a conversação política no Twitter durante o primeiro turno das eleições municipais de 2016 no Rio de Janeiro, contribuindo para a discussão de como os bots podem colocar em risco a comunicação on-line e afetar a campanha e os resultados eleitorais (HOWARD; WOOLLEY; CALO, 2018). A partir da abordagem da teoria fundamentada, utilizamos a netnografia observacional aliada à análise de discurso para estudar o comportamento de um conjunto de bots no Twitter durante o primeiro turno das eleições municipais no Rio de Janeiro. Detectamos 3.101 bots, responsáveis por 19.915 tuítes, e classificamos nossa amostra em três categorias de bots com base no conteúdo dos tuítes: bots gerados por usuário, spambots de mídia e bots políticos. Estes últimos foram divididos em duas subcategorias, em função do tipo de discurso que difundiram na rede: “ativistas” e “agentes provocadores”. Os resultados da pesquisa demonstram que os bots políticos representam um problema social crítico por ocuparem um vácuo de opiniões políticas oferecendo posições partidárias para aqueles que não as possuem. Concluímos que estas contas automatizadas prepararam o terreno para a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018, apoiando o então deputado e fortalecendo sua presença nas redes.
id UFJF-4_feb64c7b56a1ed6119db788d33d2d33a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/29086
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory A militância forjada dos bots: A campanha municipal de 2016 como laboratório eleitoral botspublic opinionelectionsnetnographyTwitterBotsOpinião PúblicaEleiçõesNetnografiaTwitterOs “bots políticos” são perfis automatizados programados para atuar nas redes sociais com o objetivo de influenciar as discussões políticas, endossar ou difamar um candidato, disseminar propaganda de campanha, criar ruído no debate público e interferir na formação da opinião dos usuários. Este artigo investiga como essas contas afetaram a conversação política no Twitter durante o primeiro turno das eleições municipais de 2016 no Rio de Janeiro, contribuindo para a discussão de como os bots podem colocar em risco a comunicação on-line e afetar a campanha e os resultados eleitorais (HOWARD; WOOLLEY; CALO, 2018). A partir da abordagem da teoria fundamentada, utilizamos a netnografia observacional aliada à análise de discurso para estudar o comportamento de um conjunto de bots no Twitter durante o primeiro turno das eleições municipais no Rio de Janeiro. Detectamos 3.101 bots, responsáveis por 19.915 tuítes, e classificamos nossa amostra em três categorias de bots com base no conteúdo dos tuítes: bots gerados por usuário, spambots de mídia e bots políticos. Estes últimos foram divididos em duas subcategorias, em função do tipo de discurso que difundiram na rede: “ativistas” e “agentes provocadores”. Os resultados da pesquisa demonstram que os bots políticos representam um problema social crítico por ocuparem um vácuo de opiniões políticas oferecendo posições partidárias para aqueles que não as possuem. Concluímos que estas contas automatizadas prepararam o terreno para a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018, apoiando o então deputado e fortalecendo sua presença nas redes.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2908610.34019/1981-4070.2021.v15.29086Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 124-1421981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086/22475https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086/22501Copyright (c) 2021 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantini, Rose MarieSalles, DéboraTucci, GiuliaEstrella, Charbelly2021-05-05T23:22:06Zoai:periodicos.ufjf.br:article/29086Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2021-05-05T23:22:06Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
A militância forjada dos bots: A campanha municipal de 2016 como laboratório eleitoral
title Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
spellingShingle Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
Santini, Rose Marie
bots
public opinion
elections
netnography
Twitter
Bots
Opinião Pública
Eleições
Netnografia
Twitter
title_short Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
title_full Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
title_fullStr Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
title_full_unstemmed Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
title_sort Astroturfing with bots: The 2016’s municipal campaign as an electoral laboratory
author Santini, Rose Marie
author_facet Santini, Rose Marie
Salles, Débora
Tucci, Giulia
Estrella, Charbelly
author_role author
author2 Salles, Débora
Tucci, Giulia
Estrella, Charbelly
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santini, Rose Marie
Salles, Débora
Tucci, Giulia
Estrella, Charbelly
dc.subject.por.fl_str_mv bots
public opinion
elections
netnography
Twitter
Bots
Opinião Pública
Eleições
Netnografia
Twitter
topic bots
public opinion
elections
netnography
Twitter
Bots
Opinião Pública
Eleições
Netnografia
Twitter
description Os “bots políticos” são perfis automatizados programados para atuar nas redes sociais com o objetivo de influenciar as discussões políticas, endossar ou difamar um candidato, disseminar propaganda de campanha, criar ruído no debate público e interferir na formação da opinião dos usuários. Este artigo investiga como essas contas afetaram a conversação política no Twitter durante o primeiro turno das eleições municipais de 2016 no Rio de Janeiro, contribuindo para a discussão de como os bots podem colocar em risco a comunicação on-line e afetar a campanha e os resultados eleitorais (HOWARD; WOOLLEY; CALO, 2018). A partir da abordagem da teoria fundamentada, utilizamos a netnografia observacional aliada à análise de discurso para estudar o comportamento de um conjunto de bots no Twitter durante o primeiro turno das eleições municipais no Rio de Janeiro. Detectamos 3.101 bots, responsáveis por 19.915 tuítes, e classificamos nossa amostra em três categorias de bots com base no conteúdo dos tuítes: bots gerados por usuário, spambots de mídia e bots políticos. Estes últimos foram divididos em duas subcategorias, em função do tipo de discurso que difundiram na rede: “ativistas” e “agentes provocadores”. Os resultados da pesquisa demonstram que os bots políticos representam um problema social crítico por ocuparem um vácuo de opiniões políticas oferecendo posições partidárias para aqueles que não as possuem. Concluímos que estas contas automatizadas prepararam o terreno para a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018, apoiando o então deputado e fortalecendo sua presença nas redes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086
10.34019/1981-4070.2021.v15.29086
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2021.v15.29086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086/22475
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/29086/22501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 15 n. 1 (2021); 124-142
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255497064448