O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Claudinei
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Julio, Rejane Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38516
Resumo: Neste texto, temos o objetivo de apresentar nossas análises das interações ocorridas no processo de resolução do problema do cachorro e do coelho, considerado familiar e não-usual, focados na compreensão do enunciado dele. Essas interações ocorreram no formato remoto, por meio de encontros síncrono e/ou assíncrono com discentes de um curso de Licenciatura em Matemática, de diferentes períodos. Nos baseamos em teorizações sobre resolução de problemas realizadas no âmbito da Educação Matemática e dos documentos curriculares oficiais federais e em alguns pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos. Como resultados apontamos que houve diferentes produções de significados a partir do enunciado do problema, implicando em diferentes produções de conhecimento e, no decorrer das aulas, vimos que havia, ainda, diferentes visões sobre o que significa resolver um problema. Por fim, apontamos a potencialidade do problema ser desenvolvido em outras salas de aula.
id UFJF-6_1c197911ae4537e78b8bd125c06d4be0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/38516
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significadosGeometria AnalíticaAproximação LinearResolução de ProblemasModelo dos Campos SemânticosFormação de Professores que Ensinam MatemáticaAnalytical GeometryLinear ApproximationProblem solvingModel of Semantic FieldsTraining of Teachers Who Teach MathematicsNeste texto, temos o objetivo de apresentar nossas análises das interações ocorridas no processo de resolução do problema do cachorro e do coelho, considerado familiar e não-usual, focados na compreensão do enunciado dele. Essas interações ocorreram no formato remoto, por meio de encontros síncrono e/ou assíncrono com discentes de um curso de Licenciatura em Matemática, de diferentes períodos. Nos baseamos em teorizações sobre resolução de problemas realizadas no âmbito da Educação Matemática e dos documentos curriculares oficiais federais e em alguns pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos. Como resultados apontamos que houve diferentes produções de significados a partir do enunciado do problema, implicando em diferentes produções de conhecimento e, no decorrer das aulas, vimos que havia, ainda, diferentes visões sobre o que significa resolver um problema. Por fim, apontamos a potencialidade do problema ser desenvolvido em outras salas de aula.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38516Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38516/25275Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, José ClaudineiJulio, Rejane Siqueira2022-10-21T02:44:49Zoai:periodicos.ufjf.br:article/38516Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2022-10-21T02:44:49Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
title O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
spellingShingle O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
Ferreira, José Claudinei
Geometria Analítica
Aproximação Linear
Resolução de Problemas
Modelo dos Campos Semânticos
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Analytical Geometry
Linear Approximation
Problem solving
Model of Semantic Fields
Training of Teachers Who Teach Mathematics
title_short O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
title_full O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
title_fullStr O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
title_full_unstemmed O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
title_sort O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
author Ferreira, José Claudinei
author_facet Ferreira, José Claudinei
Julio, Rejane Siqueira
author_role author
author2 Julio, Rejane Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, José Claudinei
Julio, Rejane Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Analítica
Aproximação Linear
Resolução de Problemas
Modelo dos Campos Semânticos
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Analytical Geometry
Linear Approximation
Problem solving
Model of Semantic Fields
Training of Teachers Who Teach Mathematics
topic Geometria Analítica
Aproximação Linear
Resolução de Problemas
Modelo dos Campos Semânticos
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Analytical Geometry
Linear Approximation
Problem solving
Model of Semantic Fields
Training of Teachers Who Teach Mathematics
description Neste texto, temos o objetivo de apresentar nossas análises das interações ocorridas no processo de resolução do problema do cachorro e do coelho, considerado familiar e não-usual, focados na compreensão do enunciado dele. Essas interações ocorreram no formato remoto, por meio de encontros síncrono e/ou assíncrono com discentes de um curso de Licenciatura em Matemática, de diferentes períodos. Nos baseamos em teorizações sobre resolução de problemas realizadas no âmbito da Educação Matemática e dos documentos curriculares oficiais federais e em alguns pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos. Como resultados apontamos que houve diferentes produções de significados a partir do enunciado do problema, implicando em diferentes produções de conhecimento e, no decorrer das aulas, vimos que havia, ainda, diferentes visões sobre o que significa resolver um problema. Por fim, apontamos a potencialidade do problema ser desenvolvido em outras salas de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38516
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38516/25275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117894688768