Atividades sobre problemas inversos em pré-cálculo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-06082020-104936/ |
Resumo: | Este trabalho consiste de um estudo sobre problemas inversos voltados para alunos e professores do Ensino Médio. Discutimos definições, problemas reais da antiguidade que hoje em dia são classificados como inverso e problemas da atualidade que têm alavancado o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e previsões no campo da saúde, da indústria e da defesa, bem como em diversas outras áreas. Em particular, estudamos detalhadamente quatro casos: o problema inverso de determinar a altura do furo de um reservatório, o problema inverso de determinar o ângulo de inclinação no lançamento de um projétil, o problema inverso de determinar a massa e a localização de uma pepita de ouro no fundo do rio e problemas inversos nas jogadas de tabela em um jogo de sinuca. O projeto foi fundamentalmente baseado na referência GROETSCH, C. W., Inverse problems: activities for undergraduates, Whashington: the mathematical association of America, 1999. Para complementar, utilizamos livros de Matemática e Física básicas, artigos de jornais e pesquisa na internet. Para nos auxiliar nas interpretações dos casos e ilustrar o texto, utilizamos o software GeoGebra. Finalmente, analisamos os resultados de cada caso separadamente e em seguida ressaltamos as diferenças entre os casos dentro de um contexto geral. |
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Atividades sobre problemas inversos em pré-cálculoActivities on inverse problems in pre-calculusAnalytical geometryGeometria analíticaInverse problemProblem solving techniquesProblema inversoSemelhança de triângulosSimilarity of trianglesTécnicas de resolução de problemasTrigonometriaTrigonometryEste trabalho consiste de um estudo sobre problemas inversos voltados para alunos e professores do Ensino Médio. Discutimos definições, problemas reais da antiguidade que hoje em dia são classificados como inverso e problemas da atualidade que têm alavancado o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e previsões no campo da saúde, da indústria e da defesa, bem como em diversas outras áreas. Em particular, estudamos detalhadamente quatro casos: o problema inverso de determinar a altura do furo de um reservatório, o problema inverso de determinar o ângulo de inclinação no lançamento de um projétil, o problema inverso de determinar a massa e a localização de uma pepita de ouro no fundo do rio e problemas inversos nas jogadas de tabela em um jogo de sinuca. O projeto foi fundamentalmente baseado na referência GROETSCH, C. W., Inverse problems: activities for undergraduates, Whashington: the mathematical association of America, 1999. Para complementar, utilizamos livros de Matemática e Física básicas, artigos de jornais e pesquisa na internet. Para nos auxiliar nas interpretações dos casos e ilustrar o texto, utilizamos o software GeoGebra. Finalmente, analisamos os resultados de cada caso separadamente e em seguida ressaltamos as diferenças entre os casos dentro de um contexto geral.This work consists of a study on inverse problems aimed at high school students and teachers. We discuss definitions, real problems of antiquity that today are classified as inverse, and current problems that have leveraged the development of diagnostic and forecasting techniques in the field of health, industry and defense, as well as in several other areas. In particular, we study in detail four cases: the inverse problem of determining the height of a reservoirs hole, the inverse problem of determining the angle of inclination when launching a projectile, the inverse problem of determining the mass and location of a nugget of gold at the bottom of the river and inverse problems in table plays in a game of pool. The project was fundamentally based on the reference GROETSCH, C.W., Inverse problems: activities for undergraduates, Whashington: the mathematical association of America, 1999. In addition, we used basic mathematics and physics books, newspaper articles and internet research. To help us interpret the cases and illustrate the text, we use the GeoGebra software. Finally, we analyze the results of each case separately and then we highlight the differences between the cases within a general context.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArtioli, Vanessa RolnikLima, Daiane Antônia de Menezes2020-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-06082020-104936/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-06082020-104936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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