Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Leivas, José Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quaini Bresolin, Nadia Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36468
Resumo: In this article, we present a research, qualitative nature, conducted with twelve students of the first year of High School to a public school in Rio Grande do Sul, Brazil, which aimed to investigate the use of GeoGebra software in visual demonstrations in Synthetic Geometry. It was held in the computer lab and the collect of data was obtained through the records of the constructions made by the students, analyzing the existing protocols in the software itself. The activity consisted of a specific theorem of plane geometry and served as a pilot project for the first author prepare research instruments that served to constant further research in a professional master dissertation concluded. The results of this project proved to be possible to explore visual abilities in GeoGebra for synthetic statements of theorems and properties in Geometry.
id UFJF-6_584c4d90dfe95b7bb90e30bf53297e4d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/36468
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuaisGeometria Sintética; Visualização; Atividade piloto; ArgumentaçãoSynthetic Geometry; Visualization; Activity pilot; ArgumentationIn this article, we present a research, qualitative nature, conducted with twelve students of the first year of High School to a public school in Rio Grande do Sul, Brazil, which aimed to investigate the use of GeoGebra software in visual demonstrations in Synthetic Geometry. It was held in the computer lab and the collect of data was obtained through the records of the constructions made by the students, analyzing the existing protocols in the software itself. The activity consisted of a specific theorem of plane geometry and served as a pilot project for the first author prepare research instruments that served to constant further research in a professional master dissertation concluded. The results of this project proved to be possible to explore visual abilities in GeoGebra for synthetic statements of theorems and properties in Geometry.Neste artigo, apresenta-se uma investigação, de cunho qualitativo, realizada com doze estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no Rio Grande do Sul, a qual teve por objetivo investigar o uso do software GeoGebra nas demonstrações visuais em Geometria Sintética. Foi realizada em laboratório de informática e a coleta de dados foi obtida pelos registros das construções feitas pelos estudantes, analisando-se os protocolos existentes no próprio software. A atividade consistiu de um teorema específico de geometria plana e serviu de projeto piloto para a primeira autora elaborar os instrumentos de investigação que serviram para pesquisa posterior constante de uma dissertação de mestrado profissional concluída. Os resultados deste projeto mostraram ser possível explorar habilidades visuais no GeoGebra para obter demonstrações sintéticas de teoremas e propriedades em Geometria.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3646810.34019/2594-4673.2022.v6.36468Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36468/24620Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessPinto Leivas, José CarlosQuaini Bresolin, Nadia Roberta2022-06-06T17:42:11Zoai:periodicos.ufjf.br:article/36468Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2022-06-06T17:42:11Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
title Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
spellingShingle Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
Pinto Leivas, José Carlos
Geometria Sintética; Visualização; Atividade piloto; Argumentação
Synthetic Geometry; Visualization; Activity pilot; Argumentation
title_short Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
title_full Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
title_fullStr Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
title_full_unstemmed Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
title_sort Geometria Sintética: investigação por meio de demonstrações visuais
author Pinto Leivas, José Carlos
author_facet Pinto Leivas, José Carlos
Quaini Bresolin, Nadia Roberta
author_role author
author2 Quaini Bresolin, Nadia Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Leivas, José Carlos
Quaini Bresolin, Nadia Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Sintética; Visualização; Atividade piloto; Argumentação
Synthetic Geometry; Visualization; Activity pilot; Argumentation
topic Geometria Sintética; Visualização; Atividade piloto; Argumentação
Synthetic Geometry; Visualization; Activity pilot; Argumentation
description In this article, we present a research, qualitative nature, conducted with twelve students of the first year of High School to a public school in Rio Grande do Sul, Brazil, which aimed to investigate the use of GeoGebra software in visual demonstrations in Synthetic Geometry. It was held in the computer lab and the collect of data was obtained through the records of the constructions made by the students, analyzing the existing protocols in the software itself. The activity consisted of a specific theorem of plane geometry and served as a pilot project for the first author prepare research instruments that served to constant further research in a professional master dissertation concluded. The results of this project proved to be possible to explore visual abilities in GeoGebra for synthetic statements of theorems and properties in Geometry.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36468
10.34019/2594-4673.2022.v6.36468
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36468
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2022.v6.36468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36468/24620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117882105856