Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar Cerveira da Costa, Liliana Manuela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva Junior, João Domingos Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29382
Resumo: In this paper, we present a research involving Financial Education and Collaborative Learning, going through the example of how these two themes can go together in a math class. Although collaborative learning is not a recent methodological tender, the state of art on mathematical education recognize this methodology as a valuable proposal for integral student formation as e it is based on mediations and interpersonal relationships. It promotes growth not only for students but also for teachers. Simultaneously, the importance of financial education in high school has been spreading more and more in order to arrange citizens who fully and consciously exercise their citizenship.
id UFJF-6_6c0b79a2fecd5acdbb7fd23be6ae2aa3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/29382
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeiraMatemática financeiraAprendizagem colaborativaEducação financeiraFinancial MathematicsCollaborative LearningFinancial EducationIn this paper, we present a research involving Financial Education and Collaborative Learning, going through the example of how these two themes can go together in a math class. Although collaborative learning is not a recent methodological tender, the state of art on mathematical education recognize this methodology as a valuable proposal for integral student formation as e it is based on mediations and interpersonal relationships. It promotes growth not only for students but also for teachers. Simultaneously, the importance of financial education in high school has been spreading more and more in order to arrange citizens who fully and consciously exercise their citizenship.Neste artigo apresentamos uma pesquisa envolvendo Educação Financeira e Aprendizagem Colaborativa passando pela exemplificação de como esses dois temas podem caminhar juntos em uma aula de matemática. Apesar da aprendizagem colaborativa não ser uma proposta metodológica recente, o estado da arte sobre educação matemática tem reconhecido tal metodologia como uma proposta de grande valor para a formação integral do estudante pois tem como base o uso de mediações e relacionamentos interpessoais. Esta proposta promove o crescimento não só para os alunos como também para os profissionais da educação. Concomitantemente, tem-se difundido cada vez mais a importância da educação financeira nas escolas visando a formação de cidadãos que exerçam de forma plena e consciente a sua cidadania. Vele ressaltar que as atividades propostas e o material desenvolvido para este trabalho foram utilizados em turmas do Ensino Médio.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2020-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/2938210.34019/2594-4673.2019.v3.29382Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 3 n. 2 (2019): Julho-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29382/20438Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar Cerveira da Costa, Liliana Manuelada Silva Junior, João Domingos Gomes2020-04-27T16:32:52Zoai:periodicos.ufjf.br:article/29382Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2020-04-27T16:32:52Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
title Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
spellingShingle Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
Gaspar Cerveira da Costa, Liliana Manuela
Matemática financeira
Aprendizagem colaborativa
Educação financeira
Financial Mathematics
Collaborative Learning
Financial Education
title_short Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
title_full Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
title_fullStr Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
title_sort Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira
author Gaspar Cerveira da Costa, Liliana Manuela
author_facet Gaspar Cerveira da Costa, Liliana Manuela
da Silva Junior, João Domingos Gomes
author_role author
author2 da Silva Junior, João Domingos Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar Cerveira da Costa, Liliana Manuela
da Silva Junior, João Domingos Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Aprendizagem colaborativa
Educação financeira
Financial Mathematics
Collaborative Learning
Financial Education
topic Matemática financeira
Aprendizagem colaborativa
Educação financeira
Financial Mathematics
Collaborative Learning
Financial Education
description In this paper, we present a research involving Financial Education and Collaborative Learning, going through the example of how these two themes can go together in a math class. Although collaborative learning is not a recent methodological tender, the state of art on mathematical education recognize this methodology as a valuable proposal for integral student formation as e it is based on mediations and interpersonal relationships. It promotes growth not only for students but also for teachers. Simultaneously, the importance of financial education in high school has been spreading more and more in order to arrange citizens who fully and consciously exercise their citizenship.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29382
10.34019/2594-4673.2019.v3.29382
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29382
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2019.v3.29382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29382/20438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 3 n. 2 (2019): Julho-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117612621824