Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733 |
Resumo: | Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado realizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, cujo objetivo geral é analisar os significados produzidos por estudantes em uma disciplina eletiva do Novo Ensino Médio durante o planejamento e a execução de práticas, no viés da Educação Financeira. Para tal, foram elencados dois objetivos específicos com o propósito de ajudar a alcançar o objetivo geral. A concepção de Educação Financeira assumida é a proposta por Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford. Para o desenvolvimento das práticas, foi utilizado o material da Estratégia Nacional de Educação Financeira como apoio, além do Modelo dos Campos Semânticos que serviu como base no decorrer de toda a pesquisa. O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio e os atores foram os alunos do Ensino Médio, da disciplina Eletiva - Aprender a empreender. Para produção de dados foram utilizados registros em diário de campo, gravações de áudio e vídeo, questionários, observações diretas e observações participantes. Os resíduos de enunciação foram discutidos e analisados com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática como parceiros no processo. Vislumbramos uma possibilidade de integração da Educação Financeira Escolar em todas as disciplinas, de modo que não seja trabalhada apenas como um conteúdo isolado, mas sim, como um tema presente no dia a dia da sala de aula. Como produto educacional, produzimos um caderno de práticas educativas em Educação Financeira Escolar - versão para o professor e versão para o aluno - com sugestões de práticas para a sala de aula envolvendo variados temas da Educação Financeira. |
id |
UFJF-6_7ab7c25724aad2c1c011471041ebcc0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/38733 |
network_acronym_str |
UFJF-6 |
network_name_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino MédioEducação Matemática; Educação Financeira Escolar; Novo Ensino Médio; Modelos dos Campos SemânticosMathematics Education; School Financial Education; New High School; Models of Semantic Fields.Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado realizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, cujo objetivo geral é analisar os significados produzidos por estudantes em uma disciplina eletiva do Novo Ensino Médio durante o planejamento e a execução de práticas, no viés da Educação Financeira. Para tal, foram elencados dois objetivos específicos com o propósito de ajudar a alcançar o objetivo geral. A concepção de Educação Financeira assumida é a proposta por Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford. Para o desenvolvimento das práticas, foi utilizado o material da Estratégia Nacional de Educação Financeira como apoio, além do Modelo dos Campos Semânticos que serviu como base no decorrer de toda a pesquisa. O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio e os atores foram os alunos do Ensino Médio, da disciplina Eletiva - Aprender a empreender. Para produção de dados foram utilizados registros em diário de campo, gravações de áudio e vídeo, questionários, observações diretas e observações participantes. Os resíduos de enunciação foram discutidos e analisados com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática como parceiros no processo. Vislumbramos uma possibilidade de integração da Educação Financeira Escolar em todas as disciplinas, de modo que não seja trabalhada apenas como um conteúdo isolado, mas sim, como um tema presente no dia a dia da sala de aula. Como produto educacional, produzimos um caderno de práticas educativas em Educação Financeira Escolar - versão para o professor e versão para o aluno - com sugestões de práticas para a sala de aula envolvendo variados temas da Educação Financeira.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2022-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733/25278Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessMarcarini, Veronica BorsonelliReis, Solange Taranto de 2022-11-06T21:35:16Zoai:periodicos.ufjf.br:article/38733Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2022-11-06T21:35:16Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
title |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
spellingShingle |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio Marcarini, Veronica Borsonelli Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Novo Ensino Médio; Modelos dos Campos Semânticos Mathematics Education; School Financial Education; New High School; Models of Semantic Fields. |
title_short |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
title_full |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
title_fullStr |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
title_sort |
Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no novo Ensino Médio |
author |
Marcarini, Veronica Borsonelli |
author_facet |
Marcarini, Veronica Borsonelli Reis, Solange Taranto de |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Solange Taranto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcarini, Veronica Borsonelli Reis, Solange Taranto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Novo Ensino Médio; Modelos dos Campos Semânticos Mathematics Education; School Financial Education; New High School; Models of Semantic Fields. |
topic |
Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Novo Ensino Médio; Modelos dos Campos Semânticos Mathematics Education; School Financial Education; New High School; Models of Semantic Fields. |
description |
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado realizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, cujo objetivo geral é analisar os significados produzidos por estudantes em uma disciplina eletiva do Novo Ensino Médio durante o planejamento e a execução de práticas, no viés da Educação Financeira. Para tal, foram elencados dois objetivos específicos com o propósito de ajudar a alcançar o objetivo geral. A concepção de Educação Financeira assumida é a proposta por Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford. Para o desenvolvimento das práticas, foi utilizado o material da Estratégia Nacional de Educação Financeira como apoio, além do Modelo dos Campos Semânticos que serviu como base no decorrer de toda a pesquisa. O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio e os atores foram os alunos do Ensino Médio, da disciplina Eletiva - Aprender a empreender. Para produção de dados foram utilizados registros em diário de campo, gravações de áudio e vídeo, questionários, observações diretas e observações participantes. Os resíduos de enunciação foram discutidos e analisados com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática como parceiros no processo. Vislumbramos uma possibilidade de integração da Educação Financeira Escolar em todas as disciplinas, de modo que não seja trabalhada apenas como um conteúdo isolado, mas sim, como um tema presente no dia a dia da sala de aula. Como produto educacional, produzimos um caderno de práticas educativas em Educação Financeira Escolar - versão para o professor e versão para o aluno - com sugestões de práticas para a sala de aula envolvendo variados temas da Educação Financeira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733/25278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Dezembro 2594-4673 reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
collection |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ridema@gmail.com|| |
_version_ |
1797069117899931648 |