Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualandi, Jorge Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Pollyana dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202
Resumo: O ensino de matemática na Educação Infantil, vem se destacando como temática de investigações, no que tange aos saberes produzidos nos espaços escolares. Esta pesquisa, originou-se a partir do questionamento: o que se tem pesquisado acerca do ensino de matemática na Educação Infantil? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo,  mapear as produções que versavam sobre a Matemática na Educação Infantil a fim de identificar as temáticas, os objetivos, as propostas metodológicas e as principais teorias que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, publicados nos periódicos Bolema - Boletim de Educação Matemática e Educação Matemática Pesquisa -EMP, entre os anos de 2016 e 202.Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), do tipo estudo documental, conceituado por  Fiorentini e Lorenzato (2007). Para a produção de dados e suas análises, embasou-se como princípio metodológico o mapeamento,  na concepção de Biembengut (2007). A análise dos artigos coloca em evidência as ações pertinentes aos sujeitos do processo ensino-aprendizagem pois contemplam: 1) o enfoque nas crianças, em como raciocinam aprendem e desenvolvem estratégias de aprendizagem; 2) como os professores podem mediar os processos de ensino para promover a produção do conhecimento; 3) como a formação continuada é capaz construir bases teóricas e metodológicas para os docentes que não são licenciados em Matemática. As pesquisas apontam um rico caminho para a formação continuada que reflita esse espaço dialógico de encontro de teorias de campos de produção de pesquisa distintos para a compreensão dos desafios que incidem na práxis pedagógica de docentes dessa etapa da educação.
id UFJF-6_9125806418229c2e3c80623cb86cd5d7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/35202
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021Educação infantilMapeamentoFormação continuadaEnsino de matemáticaO ensino de matemática na Educação Infantil, vem se destacando como temática de investigações, no que tange aos saberes produzidos nos espaços escolares. Esta pesquisa, originou-se a partir do questionamento: o que se tem pesquisado acerca do ensino de matemática na Educação Infantil? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo,  mapear as produções que versavam sobre a Matemática na Educação Infantil a fim de identificar as temáticas, os objetivos, as propostas metodológicas e as principais teorias que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, publicados nos periódicos Bolema - Boletim de Educação Matemática e Educação Matemática Pesquisa -EMP, entre os anos de 2016 e 202.Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), do tipo estudo documental, conceituado por  Fiorentini e Lorenzato (2007). Para a produção de dados e suas análises, embasou-se como princípio metodológico o mapeamento,  na concepção de Biembengut (2007). A análise dos artigos coloca em evidência as ações pertinentes aos sujeitos do processo ensino-aprendizagem pois contemplam: 1) o enfoque nas crianças, em como raciocinam aprendem e desenvolvem estratégias de aprendizagem; 2) como os professores podem mediar os processos de ensino para promover a produção do conhecimento; 3) como a formação continuada é capaz construir bases teóricas e metodológicas para os docentes que não são licenciados em Matemática. As pesquisas apontam um rico caminho para a formação continuada que reflita esse espaço dialógico de encontro de teorias de campos de produção de pesquisa distintos para a compreensão dos desafios que incidem na práxis pedagógica de docentes dessa etapa da educação.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3520210.34019/2594-4673.2021.v5.35202Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202/23521Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessGualandi, Jorge HenriqueSantos, Pollyana dos2021-09-02T00:50:29Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35202Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2021-09-02T00:50:29Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
title Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
spellingShingle Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
Gualandi, Jorge Henrique
Educação infantil
Mapeamento
Formação continuada
Ensino de matemática
title_short Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
title_full Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
title_fullStr Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
title_full_unstemmed Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
title_sort Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
author Gualandi, Jorge Henrique
author_facet Gualandi, Jorge Henrique
Santos, Pollyana dos
author_role author
author2 Santos, Pollyana dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualandi, Jorge Henrique
Santos, Pollyana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Mapeamento
Formação continuada
Ensino de matemática
topic Educação infantil
Mapeamento
Formação continuada
Ensino de matemática
description O ensino de matemática na Educação Infantil, vem se destacando como temática de investigações, no que tange aos saberes produzidos nos espaços escolares. Esta pesquisa, originou-se a partir do questionamento: o que se tem pesquisado acerca do ensino de matemática na Educação Infantil? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo,  mapear as produções que versavam sobre a Matemática na Educação Infantil a fim de identificar as temáticas, os objetivos, as propostas metodológicas e as principais teorias que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, publicados nos periódicos Bolema - Boletim de Educação Matemática e Educação Matemática Pesquisa -EMP, entre os anos de 2016 e 202.Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), do tipo estudo documental, conceituado por  Fiorentini e Lorenzato (2007). Para a produção de dados e suas análises, embasou-se como princípio metodológico o mapeamento,  na concepção de Biembengut (2007). A análise dos artigos coloca em evidência as ações pertinentes aos sujeitos do processo ensino-aprendizagem pois contemplam: 1) o enfoque nas crianças, em como raciocinam aprendem e desenvolvem estratégias de aprendizagem; 2) como os professores podem mediar os processos de ensino para promover a produção do conhecimento; 3) como a formação continuada é capaz construir bases teóricas e metodológicas para os docentes que não são licenciados em Matemática. As pesquisas apontam um rico caminho para a formação continuada que reflita esse espaço dialógico de encontro de teorias de campos de produção de pesquisa distintos para a compreensão dos desafios que incidem na práxis pedagógica de docentes dessa etapa da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202
10.34019/2594-4673.2021.v5.35202
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2021.v5.35202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202/23521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117669244928