Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163520 |
Resumo: | Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia. |
id |
UFRGS-2_929b17a11fd10743c62356179fe4b824 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163520 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Milano, Thomas BersaguiSantos, Suelen AssunçãoPinheiro, Josaine de MouraSiqueira, Mirian Linhares2017-06-28T02:28:17Z20162447-2689http://hdl.handle.net/10183/163520001017402Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia.This article was the result of a documentary research that aimed to analyze the way “BOLEMA: Mathematics Education Bulletin” magazine articulates mathematics education with technology. The analyzed material was composed of three hundred and fifty articles dated between 2010 and 2016, in which it charted eight articles whose topics approached the field of technology. During the analysis emerged, by discursive recurrence, three analytical categories: “Technology Practice in the Teacher Training”, “Use of Technological Resources Classroom” and “Combination Among the influences on Formation and Use of Technological Resources”. Analyzing the discourses present in the categories, it was found that the use of software as a teaching tool, both at the basic level as the upper level can be scored as the main articulators between Mathematics Education and Technology.application/pdfporRevista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 2, n. 2 (2016), p. [92]-104Educação MatemáticaTecnologiaPeriódicos especializadosMathematics EducationTechnologyBOLEMAEducação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMAinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017402.pdf001017402.pdfTexto completoapplication/pdf456074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/1/001017402.pdf207f3455834bae0c1d08b71e4e7d64d4MD51TEXT001017402.pdf.txt001017402.pdf.txtExtracted Texttext/plain39065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/2/001017402.pdf.txtb4d2adc96c4ef27c219b1350f7692eb2MD52THUMBNAIL001017402.pdf.jpg001017402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/3/001017402.pdf.jpg04a4d39cd0e5bf82cfe22caa0fed89eaMD5310183/1635202022-04-20 04:48:58.360044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163520Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
title |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
spellingShingle |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA Milano, Thomas Bersagui Educação Matemática Tecnologia Periódicos especializados Mathematics Education Technology BOLEMA |
title_short |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
title_full |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
title_fullStr |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
title_full_unstemmed |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
title_sort |
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA |
author |
Milano, Thomas Bersagui |
author_facet |
Milano, Thomas Bersagui Santos, Suelen Assunção Pinheiro, Josaine de Moura Siqueira, Mirian Linhares |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Suelen Assunção Pinheiro, Josaine de Moura Siqueira, Mirian Linhares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milano, Thomas Bersagui Santos, Suelen Assunção Pinheiro, Josaine de Moura Siqueira, Mirian Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Tecnologia Periódicos especializados |
topic |
Educação Matemática Tecnologia Periódicos especializados Mathematics Education Technology BOLEMA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Education Technology BOLEMA |
description |
Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-28T02:28:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163520 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-2689 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017402 |
identifier_str_mv |
2447-2689 001017402 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 2, n. 2 (2016), p. [92]-104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/1/001017402.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/2/001017402.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/3/001017402.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
207f3455834bae0c1d08b71e4e7d64d4 b4d2adc96c4ef27c219b1350f7692eb2 04a4d39cd0e5bf82cfe22caa0fed89ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224920425824256 |