Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milano, Thomas Bersagui
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Suelen Assunção, Pinheiro, Josaine de Moura, Siqueira, Mirian Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163520
Resumo: Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia.
id UFRGS-2_929b17a11fd10743c62356179fe4b824
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163520
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Milano, Thomas BersaguiSantos, Suelen AssunçãoPinheiro, Josaine de MouraSiqueira, Mirian Linhares2017-06-28T02:28:17Z20162447-2689http://hdl.handle.net/10183/163520001017402Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia.This article was the result of a documentary research that aimed to analyze the way “BOLEMA: Mathematics Education Bulletin” magazine articulates mathematics education with technology. The analyzed material was composed of three hundred and fifty articles dated between 2010 and 2016, in which it charted eight articles whose topics approached the field of technology. During the analysis emerged, by discursive recurrence, three analytical categories: “Technology Practice in the Teacher Training”, “Use of Technological Resources Classroom” and “Combination Among the influences on Formation and Use of Technological Resources”. Analyzing the discourses present in the categories, it was found that the use of software as a teaching tool, both at the basic level as the upper level can be scored as the main articulators between Mathematics Education and Technology.application/pdfporRevista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 2, n. 2 (2016), p. [92]-104Educação MatemáticaTecnologiaPeriódicos especializadosMathematics EducationTechnologyBOLEMAEducação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMAinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017402.pdf001017402.pdfTexto completoapplication/pdf456074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/1/001017402.pdf207f3455834bae0c1d08b71e4e7d64d4MD51TEXT001017402.pdf.txt001017402.pdf.txtExtracted Texttext/plain39065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/2/001017402.pdf.txtb4d2adc96c4ef27c219b1350f7692eb2MD52THUMBNAIL001017402.pdf.jpg001017402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/3/001017402.pdf.jpg04a4d39cd0e5bf82cfe22caa0fed89eaMD5310183/1635202022-04-20 04:48:58.360044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163520Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
title Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
spellingShingle Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
Milano, Thomas Bersagui
Educação Matemática
Tecnologia
Periódicos especializados
Mathematics Education
Technology
BOLEMA
title_short Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
title_full Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
title_fullStr Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
title_full_unstemmed Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
title_sort Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
author Milano, Thomas Bersagui
author_facet Milano, Thomas Bersagui
Santos, Suelen Assunção
Pinheiro, Josaine de Moura
Siqueira, Mirian Linhares
author_role author
author2 Santos, Suelen Assunção
Pinheiro, Josaine de Moura
Siqueira, Mirian Linhares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milano, Thomas Bersagui
Santos, Suelen Assunção
Pinheiro, Josaine de Moura
Siqueira, Mirian Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Tecnologia
Periódicos especializados
topic Educação Matemática
Tecnologia
Periódicos especializados
Mathematics Education
Technology
BOLEMA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics Education
Technology
BOLEMA
description Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-28T02:28:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163520
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-2689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017402
identifier_str_mv 2447-2689
001017402
url http://hdl.handle.net/10183/163520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eletrônica da Matemática. Bento Gonçalves, RS : IFRS Campus Bento Gonçalves, 2016. Vol. 2, n. 2 (2016), p. [92]-104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/1/001017402.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/2/001017402.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163520/3/001017402.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 207f3455834bae0c1d08b71e4e7d64d4
b4d2adc96c4ef27c219b1350f7692eb2
04a4d39cd0e5bf82cfe22caa0fed89ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920425824256